25/11/2010

Lisboa virtual dá polémica



Museu da Cidade apresenta reconstituição em 3D e Centro Universitário denuncia abusos

Lisboa virtual dá polémica

O projecto 3D da Lisboa de antes do Terramoto de 1755 que o Museu da Cidade, ao Campo Grande, apresenta a partir de hoje suscita polémica: o Centro de História de Arte (CHAIA) da Universidade de Évora, que desenvolve um projecto também virtual em Second Life, denunciou ontem em comunicado o abuso de contactos na comunidade científica e o silenciamento de uma hipótese de parceria .

Por:J.V. (in correio da manhã)



A polémica centra-se na utilização do investigador norte-americano Bernard Frischer, da Universidade da Virgínia, que esteve em Lisboa num workshop do CHAIA e visitou o Museu da Cidade. O projecto 3D iniciou-se em 2005 e baseia--se numa antiga maqueta.
A equipa de investigadores do CHAIA que têm estado a continuar o projecto “City and Spectacle” com o objectivo de recriar a totalidade da Lisboa barroca em ambiente Second Life®/OpenSimulator, lançou mais um vídeo de apresentação do trabalho realizado até agora:

Tem havido alguma polémica com um projecto semelhante lançado recentemente pelo Museu da Cidade, com o mesmo âmbito, que claramente se “inspirou” neste sem no entanto lhe fazer qualquer referência

Projecto “City and Spectacle” com novo vídeo

3 comentários:

Anónimo disse...

Mal sabem voces da missa a metade...

Anónimo disse...

e já que escreve anonimamente, não pode contar parte dessa homilia?

litend

Luís Miguel Sequeira disse...

Também gostaria de saber mais :)