24/12/2010

Símbolo do Cinema Europa foi ontem removido da fachada

In Diário de Notícias (24/12/2010)

«O símbolo do Cinema Europa foi ontem retirado da fachada da antiga sala de espectáculos, actualmente em processo de demolição. Rui Remígio, do Movimento SOS Cinema Europa, contou ao DN que tudo aconteceu ontem de manhã, por volta das 11.00. "O símbolo teve de ser fracturado, porque é muito pesado e estava injectado na fachada", sublinhando que foi a forma encontrada de o "preservar". O membro do movimento acrescentou que o presidente da Junta de Freguesia do Santo Condestável lhe assegurou, durante a remoção, que a peça será "reposta" no imóvel que irá nascer no lugar do antigo Cinema Europa, em Campo de Ourique. Destino semelhante terá o painel de azulejos existente no "foyer do cinema", que será removido e recolocado no condomínio habitacional que será construído naquele local. No piso térreo do novo edifício deverá também ser instalada uma mediateca com cerca de mil metros quadrados. Para que tal aconteça, a Câmara Municipal de Lisboa terá de adquirir o espaço, um processo que Rui Remígio disse ao DN estar "a decorrer conforme previsto". »

...

Verdade seja dita que o interessa preservar daquele edifício (ao seu tempo um mono) é este relevo, até que o próximo mono, ainda mais mono, o substitua.

2 comentários:

Anónimo disse...

atenção às caves para estacionamento do futuro mono: ali passam ribeiras subterrâneas.
mas acho que ninguém releva o facto.
a água é teimosa e para algum lado há-de ir
NCaiado

Anónimo disse...

Neste espaço deveria nascer uma loja do cidadão. Não há serviços públicos nenhuns num dos principais bairros residênciais da capital. É uma vergonha.