28/12/2010

Comunicado da comissão organizadora do Museu de Pintura de Doentes e das Neurociências no Hospital Miguel Bombarda:

Caro(a) Amigo(a)


No seguimento do abaixo-assinado lançado “Pela continuidade e desenvolvimento do Museu de Pintura de Doentes e das Neurociências no Hospital Miguel Bombarda”, um movimento inédito no país, reunindo grandes Personalidades da Cultura e da Ciência, e regozijando-nos pela classificação do Balneário Dona Maria II e do Pavilhão de Segurança do Hospital Miguel Bombarda como Conjunto de Interesse Público, e respectiva Zona Especial de Protecção abrangendo a totalidade da área de implantação daquele hospital centenário (planta em anexo, DR 24/12/2010, II Série), somos a dar conta de novos desenvolvimentos acerca deste assunto. Assim:

1. Sobre o espólio do Hospital Miguel Bombarda no que se refere a valiosos relatórios clínicos datados de finais do século XIX-XX, bem como outra documentação, nomeadamente relativa a processos individuais dos funcionários, incluindo grandes figuras da psiquiatria, somos a alertar à iminente transferência para o Hospital Júlio de Matos ou até a destino incerto ou desaparecimento, facto que, a confirmar-se, poderá pôr em perigo o desenvolvimento de um Museu, com arquivo completo e inter-relacionado, dedicado às Neurociências!

2. Relativamente ao abaixo-assinado já mencionado, que integra Margarida Cordeiro co-realizadora com António Reis de Jaime, Trás-os-Montes, etc, acaba de se lhe juntar o cineasta Manoel de Oliveira, também personagem incontornável da Cultura nacional. Saliente-se que o Pavilhão de Segurança está ligado à história do cinema português, tendo nesse espaço sido rodados, entre outros, os filmes Jaime, de António Reis e Margarida Cordeiro, Recordações da Casa Amarela e Bodas de Deus, de João César Monteiro. Também o assunto está a ter repercussão nos meios artísticos internacionais.

Junto enviamos, de novo, o Texto-Apelo, Lista de Personalidades e Depoimentos (de António Damásio e Paula Rego). Saliente-se que contempla a proposta concreta para o desenvolvimento do Museu, que inclui a criação de um Atelier de Pintura para os doentes se expressarem com liberdade e prazer.

Pela comissão organizadora, com os melhores cumprimentos


Prof. Raquel Henriques da Silva

Sem comentários: