22/02/2012

Castelo de São Jorge e câmara salvam contas da EGEAC


São Luiz é o que dá mais prejuízo 
in Público.
Todos os equipamentos culturais em Lisboa geridos pela empresa municipal EGEAC, à excepção do Castelo de São Jorge, vão ter resultados negativos em 2012, segundo o orçamento da empresa que a câmara discute hoje. O Padrão dos Descobrimentos, o Museu do Fado, o Museu da Marioneta, o Cinema São Jorge e os teatros São Luiz, Maria Matos e Taborda vão ter gastos superiores às receitas.
No Castelo de São Jorge, segundo a Lusa, a empresa espera obter receitas de 4,6 milhões de euros contra 1,6 milhões de despesas, o que significa um lucro de cerca de três milhões de euros. O Teatro São Luiz é o espaço que deverá alcançar o maior saldo negativo, superior a 2 milhões de euros, com receitas de 176 mil euros e despesas de 2,2 milhões.
Já o Maria Matos terá um saldo negativo de mais de 1,6 milhões de euros, prevendo-se um total próximo dos 15 mil espectadores, receitas de 153 mil euros e gastos de 1,8 milhões. Com uma expectativa de 48 mil visitantes (mais 10 mil do que em 2011), o Museu do Fado não chegará aos 270 mil euros de rendimentos (mais 28% do que em 2011), ascendendo os custos a perto de 1,2 milhões.
O Cinema São Jorge, o Museu da Marioneta, o Padrão dos Descobrimentos e o Teatro Taborda deverão apresentar saldos negativos de 738 mil, 476 mil, 139 mil e 118 mil euros, respectivamente. A EGEAC tem ainda perto de 1,8 milhões de euros de despesa com as Festas de Lisboa e a estrutura e os órgãos sociais da empresa vão custar 778 mil euros.
Apesar de o total dos seus gastos ser de cerca de 13 milhões e de os resultados de funcionamento não alcançarem os 7,4 milhões, a empresa estima terminar o ano com um saldo positivo de 92,6 mil euros, devido ao contrato- programa que tem com a Câmara de Lisboa, seu único accionista, através do qual conta receber cerca de 5,7 milhões de euros.
O parecer do fiscal único alerta que o orçamento não contempla o impacto financeiro da transferência para a EGEAC, em 2012, da gestão do Museu da Moda e do Design, da Casa Fernando Pessoa e dos museus da Cidade, de Santo António, do Teatro Romano e Bordalo Pinheiro.

Sem comentários: