09/02/2012

Protesto à SRU Lx Ocidental pelo abate de candeeiros no Bº dos Sargentos

Exma. Sra. Arq. Teresa do Paço
Presidente da Socidade de Reabilitação Urbana Lx Ocidental


No âmbito das intervenções de reabilitação urbana desenvolvidas por essa Sociedade de Reabilitação Urbana, que se têm traduzido, de uma forma geral, em boas acções de reabilitação do edificado, no respeito da malha urbana e da história do local, somos a pedir esclarecimento sobre a intervenção em curso a nível da requalificação do espaço público no designado "Bairro dos Sargentos".

É com profunda desilusão que demos conta do abate e da substituição das consolas e colunas de iluminação até agora existentes nos arruamentos daquele bairro social tão característico e que datavam da primeira metade do século XX ( foto em anexo). Mais uma vez, e agora no âmbito de uma empreitada supervisionada pela SRU Lx Ocidental, constatamos o total desrespeito dos serviços da Divisão de Iluminação Pública da CML pelo mobiliário urbano de época, não existindo aparentemente nenhum reconhecimento do seu valor.

Solicitamos, por isso, a V.Exa que nos esclareça a razão porque não se procedeu à adaptação daquelas colunas e consolas de época às novas tecnologias, se tiver sido essa a razão para esta acção, em vez do seu abate simples; e qual o destino dos candeeiros agora abatidos.

Na expectativa, subscrevemo-nos com os melhores cumprimentos


Fernando Jorge, António Branco Almeida, Diogo Moura, Virgílio Marques, João Oliveira Leonardo, José Morais Arnaud, Margarida Pardal, Beatriz Empis, Nuno Caiado, Carlos Moura e Joaquim Torrinha


C.C. Grupos Deputados AML e Media

Sem comentários: