28/02/2012

Deputados de Lisboa não querem centro comercial no Odeon

in Público, 28 Fev 2012. Por Ana Henriques
Fotos de Rita Chantre.

Os deputados municipais de Lisboa aprovaram na tarde desta terça-feira, por iniciativa do Bloco de Esquerda, uma moção destinada a impedir a transformação do antigo cinema Odeon em centro comercial com estacionamento subterrâneo para automóveis.



A ideia é solicitar à Secretaria de Estado da Cultura a reabertura do processo de classificação da sala de espectáculos como imóvel de interesse público, arquivado em 2009. O PS, que quer autorizar a transformação em centro comercial, votou vencido contra a moção.

Os deputados recordam que está em causa “o cinema com mais história de Lisboa, tendo passado pela sua tela clássicos do mudo e do sonoro e, já a partir da segunda metade do séc. XX, grandes êxitos do cinema português e espanhol, bem como teatro radiofónico, protagonizado por Laura Alves, Madalena Iglésias e António Calvário, entre muitos outros”.

A estrutura arquitectónica da sala, que abriu ao público em 1927, “constitui um verdadeiro património cultural da cidade de Lisboa”, refere ainda a moção, destacando os elementos art-deco e as varandas em ferro que dão para a Rua dos Condes, junto à Av. da Liberdade.

“Apesar de já ter aprovado um pedido de informação prévia apresentado pelo proprietário do Odeon para transformar o cinema num centro comercial, a Câmara de Lisboa ainda pode inviabilizar o projecto”, diz o deputado bloquista Ricardo Robles. “Se isso acontecer, não sabemos se haverá ou não necessidade de indemnizar o proprietário”.

4 comentários:

Cínico disse...

Em isso chegando ao conhecimento do executivo, o ex-eleito pelos bloquistas vai assinar por baixo.

Eu acredito firmemente.

Anónimo disse...

Um centro comercial neste local será um desastre para a Baixa. A Associação de Comerciantes da Baixa não deveria permitir esta situação.

Unknown disse...

Falta charme para preservar as salas emblemáticas da nossa cidade, onde a História devia saltar para o presente como acontece em Londres nas estreias dos filmes no Cinema Odeon Londrino.
Não podemos deixar desaparecer Lisboa antiga como já aconteceu com o Monumental e Eden.

Paulo Morgado disse...

Houve algum desenvolvimento, de fevereiro de 2012 até agora? (Maio de 2013)