25/02/2012

Parques de Sintra-Monte da Lua vai gerir mais palácios e Escola Portuguesa de Arte Equestre




Por Luís Filipe Sebastião in Público

"Estamos a trabalhar com a Secretaria de Estado da Cultura para reforçar os apoios", garantiu Álvaro Santos Pereira, quanto à recuperação do património


A sociedade Parques de Sintra-Monte da Lua (PSML) vai gerir os palácios nacionais de Sintra e de Queluz e a Escola Portuguesa de Arte Equestre. O ministro da Economia inteirou-se ontem dos trabalhos de conservação e restauro no Palácio da Pena, para confirmar o "potencial" que "o turismo do património e da cultura" tem para o país.
A PSML já gere os parques e os palácios da Pena e de Monserrate, o Castelo dos Mouros e o Convento dos Capuchos. A sociedade de capitais públicos - detida pela câmara e áreas governamentais do Turismo, Cultura e Agricultura - vai passar a gerir também o palácio da "vila", no centro histórico de Sintra, e o Palácio de Queluz, em cujas dependências se encontra a Escola Portuguesa de Arte Equestre. O diploma que se aguarda para o próximo mês incluirá a instituição que reconstitui a antiga Academia Equestre da Corte Portuguesa (séc. XVIII) e onde se montam cavalos da coudelaria de Alter.
Depois do restauro do Chalet da Condessa, a PSML está a promover trabalhos de conservação no palácio mandado construir pelo rei D. Fernando II, no topo da serra. Além das cúpulas douradas, forradas a azulejos amarelos, o ministro observou a recuperação integral do salão nobre, da janela neomanuelina, da escada das Cabaças, da pintura mural da sala de estar da família real, bem como dos vitrais e da janela da capela. A colecção de vitrais também foi objecto de restauro e exposição na Sala dos Veados. Álvaro Santos Pereira visitou ainda a central de segurança da PSML, onde 76 câmaras de videovigilância velam pela segurança nos parques da Pena e de Monserrate, mas também do perímetro florestal envolvente. O investimento de cerca de 1,2 milhões de euros - uma "pipa de massa", comentou Fernando Seara, presidente da autarquia - permite ainda gerir os sistemas de alarme e incêndio daquele monumento. Mas o ministro mostrou-se satisfeito com o aumento de visitantes (10,4%) e de receitas (12,9%), em relação ao ano passado, garantindo "trabalhar com a Secretaria de Estado da Cultura para reforçar os apoios" à recuperação do património.

Sem comentários: