31/10/2012

É O VALE TUDO NA RUA DOS BACALHOEIROS







Esta obra ilegal na frente desta loja só pode ser uma provocação à candidatura da BAIXA a Património Mundial pela UNESCO... Não duvidamos que o propósito dos proprietários era bem intencionado, mas não podemos deixar de denunciar este tipo de intervenção como totalmente inadequada no contexto da identidade patrimonial da Baixa pombalina. Isto não é "embelezamento" mas apenas mais uma obra que desfigura a Baixa. Onde andam os fiscais da CML? E que diz o IGESPAR / DRCLVT? Este espectáculo bizarro pode ser observado na Rua dos Bacalhoeiros 117 a 119.

17 comentários:

Anónimo disse...

se esses pormenores tivessem sido feitos há 50 anos, hoje o FJorge estava a dizer bem deles e que se deviam preservar

lmm disse...

Se esta obra existisse no mesmo local desde 1960, seria para o autor do post um património a defender a todo o custo. Estou errado?

Anónimo disse...

Eu acho que ficou muito bem, não vejo qualquer problema?!

Anónimo disse...

Caro FJorge:
Estamos em tempos de crise, não me parece vir grande mal da aplicação reversível uma estrutura para chamar a atenção à loja (que funcionou...)
Podia ser muito pior

Anónimo disse...

concordo, mas tenho uma pergunta...

e os neons do diário de notícias que foram retirados (ver http://cidadanialx.blogspot.co.uk/2012/02/antiga-agencia-do-diario-de-noticias-no.html) não eram uma provocação?

Anónimo disse...


Sim, completamente de acordo, isto não é decoração antiga, nem dcontemporânea, que seria também inadequada, mas KITCH, muito má.

Anónimo disse...

Gosto das letras na montra mas os dourados e as molduras fazem lembrar uma loja indiana. Muito kitsch.

Quanto aos outros comentários, se isto tivesse sido feito há 50 anos não seria para preservar pois não seria representativo da época/histórico ou de qualidade alguma nos materiais ou execução.

Xico205 disse...

Se há barracas é porque há barracas, agora fizeram uma loja toda fina tambem criticam!!!

Este pessoal fala mal de tudo por falar, e as poucas lojas que apoiam são aquelas que não cativam ninguem e vão à falência em dois tempos!

É só gente com visão de empresários é o que vale!

Filipe Melo Sousa disse...

Os únicos prédios bonitos da baixa são os que divergem da traça original.

Filipe Melo Sousa disse...

Então estes aqui já não têm sensibilidade patrimonial e inteligência empresarial?

LOLOLOLOLOL

Anónimo disse...

Não desgosto das molduras com os nomes, e das molduras na porta e montra. O resto já é nojento.

Anónimo disse...

Este blog critica tudo. É preciso é criticar algo, independentemente do que seja. Deixar Lisboa como está é que é bom... Até hoje, ainda não me apercebi qual é visão ideal de Lisboa do ponto de vista deste blog. Acho bem o facto de despertarem as pessoas para o facto da cidade precisar de mais espaços verdes, preservação, e o facto de estar muitas vezes cheia de lixo. Mas, fora isso, parece-me que este blog limita-se a criticar tudo e mais alguma coisa, só por criticar. Isto é algo reversível, que neste caso, até tem um certo charme e é preciso reconhecer o esforço das pessoas em se aplicar desta forma em tempos de crise para captar as atenções para o seu negócio de uma forma positiva. Não é nenhum aborto nem nenhuma aberração. Achei que ficou muito bem até.

Anónimo disse...

Anónimo das 8:00,

perca algum tempo por este espaço e vai encontrar uma série infinita de sugestões do que fazer, como fazer e onde fazer.
Como vê a crítica rápida parece ser um mal que toca a todos!

Anónimo disse...

eu acho lindo!!!!

Anónimo disse...

Eu gosto. Sendo uma estrutura removível não vejo qualquer mal. Passei por lá este fim de semana e entrei tão somente pela curiosidade que a montra me despertou.
Preferem que fique encerrado, vazio, ou com tapumes?

El Cerdo disse...

Concordo que os proprietários fizeram para obras (que não são más) para atrair clientes, num momento de crise (!), desde que a integridade e estrutura original do edifício não tenha sido alterada. Mas a crítica disto tem razão, Lisboa tem uma candidatura para o Património Mundial da UNESCO (a Baixa Pombalina). E estes acontecimentos, desfigurar a arquitectura original, alterações contemporâneas (neons), entre outros, dificultam a aprovação para ser considerado Património Mundial.
Tal seria inaceitável, pois está comprovado que os locais considerados Património Mundial tiveram um aumento do turismo não só nesses locais, como também nos países onde esses PM estão, criando emprego e desenvolvendo a economia local e nacional.

Rui Claudio Dias disse...

Prefiro assim do que a cair de podre. Fui...