06/05/2013

Mais um...



ATENTADO AMBIENTAL NO PARQUE FLORESTAL DE MONSANTO

Conforme foi tornado público está prevista a realização da semana Académica de Lisboa, entre os dias 13 e 18 de Maio, nos terrenos adjacentes ao Parque Florestal de Monsanto no Alto da Ajuda. 

Este evento prevê a participação de cerca de 20000 pessoas com consequências altamente nefastas para a flora, fauna e ambiente em geral.

O terreno para onde está anunciado o evento tem sido alvo de uma requalificação contínua efectuada por técnicos da CML com a participação de milhares de voluntários e associações que, num acto de cidadania têm, com o seu esforço e boa vontade, contribuído para a reflorestação do local ou para a construção de linhas de água naquela que é a maior bacia hidrográfica do Parque Florestal de Monsanto.

A realização deste evento irá destruir todo o trabalho feito por voluntários e associações durante 2 anos, em coordenação com técnicos da CML, - que deram pareceres negativos para a realização do festival - e demonstra enorme falta de coerência por parte da CML que, ao mesmo tempo que promove a participação dos cidadãos na requalificação do espaço público, é depois – por acção ou omissão - o agente responsável pela sua destruição.

A realização do evento irá destruir, para além de todo o trabalho voluntário e da própria CML realizado no local, o coberto vegetal numa altura em que esta vegetação é extremamente importante para a fauna local.

Esta é uma zona de excelência para a nidificação da Perdiz Vermelha, espécie endémica, que existe apenas na Península Ibérica e que tem naquela zona do Parque Florestal de Monsanto, nesta altura do ano, um "oásis" para a sua reprodução. A realização do evento irá colocar em causa a população desta importante espécie que escolheu o Parque Florestal de Monsanto para nidificar.

A realização desta iniciativa irá ainda produzir resíduos em grande escala, contribuir para a contaminação e compactação  dos solos e diminuir a capacidade dos terrenos para absorver águas, o que poderá ter consequências gravíssimas nos bairros de habitação que se situam em redor.


O Parque Florestal de Monsanto é um património de extrema importância para toda a área Metropolitana de Lisboa e deveria ser um exemplo de conservação e protecção da natureza. Regularmente ouvimos os responsáveis enaltecer Monsanto e falar da protecção a que está sujeito mas infelizmente, com não menos regularidade, se constatam atentados contra o parque perpetrados ou tolerados por quem tem a responsabilidade de o preservar.

A Plataforma por Monsanto vem por este meio solidarizar-se com todos os que dão o seu contributo para a valorização e preservação do Parque Florestal de Monsanto e vêm agora o seu esforço destruído com a realização deste festival que tantas alternativas tem para se realizar dentro da cidade de Lisboa.

A Plataforma por Monsanto vem solidarizar-se também com os técnicos que, no cumprimento do seu dever e com conhecimento de causa, deram parecer negativo e fundamentado à realização deste evento

A Plataforma por Monsanto vem por este meio apelar á revogação da autorização concedida pela CML e exigir que de uma vez por todas o Parque Florestal de Monsanto seja alvo da protecção que merece ter.

Lisboa 3 de Maio de 2013-05-03






9 comentários:

Jorge Pinto disse...

como dizem: por um lado a CML colabora na recuperação das espécies vegetais da área e, numa atitude laxista, autoriza eventos de massas para o mesmo local já anteriormente fragilizado por eventos semelhantes.

Anónimo disse...

O Zé fazia lá uma grande falta.

Filipe Melo Sousa disse...

Que útil que é um país que serve para não pisar.

Anónimo disse...

este filipe sousa é mesmo ignorante, Monsanto é a zona mais utilizada pelos habitantes que desejam fazer desporto ou piquenique ou passear cães. por dia são largas centenas chegando ao milhar ao fim de semana.

agora essa utilização nada tem a ver com meter lá um concerto. já agora que utilidade têm os baldios do vale de santo António ou de Marvila se nem para um concerto dão?

Dê graças á biodiversidade que o mantém vivo, seu egoísta ignorante

Filipe Melo Sousa disse...

Caro sr anónimo, repare como o seu raciocínio é contraditório. Em primeiro lugar, você diz que Monsanto é a zona mais utilizada "quando está às moscas", e depois quando se trata de realmente utilizar o espaço, já não pode.

De nada vale atirar com declarações vazias e sem fundamento, tais como dizer que um parque vazio "me mantém vivo".

Xico205 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

contradições é consigo filipe sousa.

primeiro porque não é um parque vazio "o mantém vivo" uma vez que quis generalizar como "Que útil que é um país que serve para não pisar". além disso nem sequer é vazio já lhe disse que é o mais utilizado em toda a AML.

segundo, ser utilizado para prática de desporto, passeio ou convívio de grupos pequenos ou pessoas singulares nada tem a ver que meter um concerto de milhares de pessoas confinadas numa área aos saltos a fazer ruido e a lançar lixo. em relação ao pisoteio há uma diferença grande entre andar em trilhos ou estradões e andar numa área extensa circular.

é preciso explicar-lhe tudo?

Xico205 disse...

O Sporting não está a precisar de dinheiro? Façam a festa no estadio de alvalade.

Anónimo disse...

olha boa..o xiquinho agora falou bem, pa variar um bocado! assim commo assim os estadios da bola é que andam as moscas todos os dias...acho que esses sim foram feitos pa serem pisados...e a psp ja ta de prevençao,e os clubes sempre arranjavam mais um dinheirinho pa pagar os almoços