Dra. Carla Madeira
Na última campanha eleitoral desafiámo-la a encarar o problema da higiene do Bairro Alto como prioritário. A esse desafio, respondeu positivamente, o que muito nos entusiasmou, apesar de programaticamente não termos encontrado muito de significativamente diferente do léxico político.
Há vários meses que vimos manifestando a nossa preocupação quanto à falta de resultados.
Argumentará, V. Exa., que passou pouco tempo após as mudanças operadas por via da delegação de competências da CML mas o problema é que os sinais que identificámos ao longo destes meses não sugerem nenhuma alteração positiva, antes sim uma degradação do péssimo quadro pré-existente:
* Os horários de recolha de lixo alteraram-se e são agora (ainda) menos compreensíveis;
* A recolha processa-se de modo desigual em cada dia e, aparentemente, mais tarde; logo, o lixo está (ainda) mais tempo exposto e estimula o depósito por parte de mais pessoas;
* O lixo corporativo continua a ser dramaticamente abundante e caótico;
* A limpeza das ruas parece ter diminuído ou ter-se tornado menos eficiente; por exemplo, nos princípios e nos fins do dia o Chiado/Camões tem estado permanentemente inundado de plásticos e papéis esvoaçantes;
* As papeleiras demoram a ser esvaziadas
* E quando ocorrem feiras no Príncipe Real, subsiste a má prática de não esvaziar previamente os eco-pontos e papeleiras, sendo morosa a operação de limpeza após aquelas terminarem.
Senhora Presidente, sentimo-nos tristes e desconfortáveis ao escrever esta missiva. Dê-nos motivos para dentro de 3 meses escrevermos outra diferente!
Pedimos-lhe sinais e resultados concretos, uma estratégia eficaz que não se resuma à trivial sensibilização a moradores e comerciantes, aspecto menor e sem impacto.
Com angústia e ainda com esperança, apresentamos os nossos cumprimentos.
Fórum Cidadania Lx e Associação de Moradores do Bairro Alto
P.S. Seguem em anexo fotos tiradas anteontem no Chiado e no Bairro Alto
4 comentários:
Se fosse só no Bairro Alto. A cidade está toda assim, ou pior.
Venham mais, venham mais.....
Que tal, arrear forte e feio nos porcos que promovem este espectáculo triste, de nojo e mau-cheiro?!
E que tal contentores de lixo? É o que existe em países civilizados para as pessoas colocarem o lixo. Não estes minibaldes fechados à chave pelos "donos".
Enviar um comentário