06/04/2015

Chamada de atenção p/reunião de CML de 4ª Feira- Proj. Biblioteca Broteria/Palácio Condes de Tomar


Exmo. Senhor Presidente
Dr. Fernando Medina,
Exmo. Senhor Vereador do Urbanismo
Arq. Manuel Salgado


C.c. AML, DGPC, Media

Chamamos a atenção de V. Exas. para o facto da Proposta nº 168/2015, relativa ao “projecto de arquitectura de ampliação e alterações a nível exterior e interior, para o edifício sito na Rua de São Pedro de Alcântara, 1 a 3 torneja Rua do Grémio Lusitano, 1 a 7, Antigo Palácio dos Condes de Tomar e antiga Hemeroteca de Lisboa, para aí instalar a Biblioteca Brotéria, no âmbito do processo n.º 1222/EDI/15”, ser altamente lesivo para o edifício em apreço, mormente para a parte daquele virada para a Rua do Grémio Lusitano, cujo interior será inteiramente demolido.

Assim,se esta proposta for aprovada, a mesma permitirá que seja destruída/alterada irreversivelmente parte significativa do património existente no antigo palácio, a saber, a sala do fumo, do século XIX, a parte mais “burguesa” do palácio, com as suas paredes revestidas a couro e brasonadas, a cozinha que lhe está anexa e a escada que liga a cozinha à sala do fumo. Neste local, contudo, também existem vestígios das construções dos séculos XVI e XVII. Tudo será demolido para se construir de raiz o depósito da biblioteca Broteria.

Cremos que é possível manter a vontade da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa de fazer nascer a Biblioteca Broteria neste palácio sem que isso signifique a demolição do que foi relatado (ainda que se nos afigure inviável instalar no Palácio dos Condes de Tomar os depósitos do arquivo da biblioteca Broteria, mais salas de leitura e mais apartamentos- hipótese plausível seria concertar este projecto com o do edifício imediatamente vizinho, também propriedade da SCML conjugando valências e programas), pelo que solicitamos a V. Exas. retirem a presente proposta da reunião de CML desta 4ª Feira, remetendo-a para o promotor, a fim da mesma ser reformulada para preservação integral da sala do fumo, cozinha e escada.

Aproveitamos a oportunidade para saudar V. Exa., Dr. Fernando Medina, como novo Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, desejando-lhe as maiores felicidades nesse tão importante cargo.

Com os melhores cumprimentos

Paulo Ferrero, Bernardo Ferreira de Carvalho, Miguel Lopes Oliveira, António Araújo, Inês Beleza Barreiros, Pedro Janarra, Miguel Jorge, Luís Marques da Silva, Júlio Amorim, João Oliveira Leonardo, Gonçalo Cornélio da Silva, Ricardo Mendes Ferreira, Jorge Pinto, Nuno Caiado, Miguel de Sepúlveda Velloso, Jorge Lima

Sem comentários: