07/04/2015

Chamada de atenção reunião de CML amanhã Proposta 172/95 proj. demolidor prédio Art Déco no Bº das Colónias (Proc. 1365/EDI/2013)


Exmo. Senhor Presidente
Dr. Fernando Medina
Exmo. Senhor Vereador do Urbanismo
Arq. Manuel Salgado


C.c. AML, Vereadora Cultura, JF Arroios, Media


Vimos pelo presente apresentar o nosso protesto pela previsível aprovação em Reunião de CML de amanhã, da proposta nº 172/2015, relativa ao licenciamento de obras de alteração e ampliação no edifício sito na Rua do Forno do Tijolo, nº 10-10ª, Freguesia de Arroios, processo nº 1365/EDI/2013, a qual, a ser aprovada, significará um grave precedente em pleno Bairro das Colónias, ao permitir a ampliação de um edifício Art Déco, incluindo a alteração dos seus vãos e a demolição dos seus interiores.

Críamos ser uma preocupação da CML a preservação e a recuperação do Bairro das Colónias, com a prossecução de uma política urbanística de sensibilização de proprietários e residentes no sentido de promoverem gradualmente a correcção de anomalias e a eliminação de elementos espúrios, com vista à efectiva protecção e futura classificação do Bairro das Colónias enquanto conjunto edificado homogéneo e ímpar de cariz Déco e modernista na cidade de Lisboa.

Não compreendemos como foi possível à CML ter aprovado em 2014 o projecto de arquitectura que subjaz ao processo de licenciamento de obras em apreço!

Com os melhores cumprimentos

Paulo Ferrero, Bernardo Ferreira de Carvalho, Luís Marques da Silva, Jorge Lima, Gonçalo Cornélio da Silva, Rui Martins, José Filipe Soares, Luís Serpa, Miguel Atanázio Carvalho, Júlio Amorim, Virgílio Marques, Inês Beleza Barreiros, João Oliveira Leonardo, Fernando Jorge, Pedro Gomes, Jorge Pinto, Irene Santos, Beatriz Empis, Miguel de Sepúlveda Velloso, Artur Lourenço, Pedro Janarra e Filipe Lopes

Sem comentários: