01/04/2015

Lisboa, Capital Europeia da Demolição?





Rua Gomes Freire 142. Mais um edifício "Lisboa Entre Séculos" em demolição! Era perfeitamente reabilitável, mas está a ser destruído para se fazer MAIS 1 CONSTRUÇÃO NOVA (terá 7 pisos e 2 caves).

Este pequeno palacete, com um grande logradouro (sim, o jardim foi o primeiro componente a ser totalmente abatido) tem projecto de 1919.

Em vésperas da 2ª edição da conferência Lisboa Entre Séculos - A Arquitectura Ameaçada dos Séc. XIX-XX somos presenteados com mais esta prova de atraso civilizacional.

Na edição deste ano iremos pois focar a nossa atenção em exemplos de boas práticas na reabilitação deste tipo de património - porque não basta criticar e denunciar os abundantes maus exemplos, é preciso demonstrar que é possível reabilitar e há, felizmente, quem o faz muito bem em Portugal.

Será que vamos ficar sem moradias e palacetes na cidade historica? Por toda a cidade vemos as cerceas a subir e os logradouros impermeabilizados com caves para garagens. Desta forma apenas nos afastamos cada vez mais dos padrões de urbanismo sustentável de nível europeu. 

Sem comentários: