17/03/2005

Ainda o movimento pró-Cinema Europa

E a propósito das fotos que o movimento S.O.S. Cinema Europa apresentam, elas confirmam o que aqui deixei há tempos:

O actual Cinema Europa não tem qualidade para ser classificado pelo IPPAR.
O actual Cinema Europa nem tem características que o possam tornar "a" sala de cultura de Campo de Ourique.
O actual Europa há muito que deixou de ser o outro Europa.
O actual Europa mais não é do que uma sala de ensaios e estúdio de gravações.

Por isso, continuo sem perceber a razão de ser desta manifestação, quando ali ao lado existe o antigo Cinema Paris, que além de ser uma sala com muito maiores potencialidades; além de já estar protegido pelo IPPAR por se encontrar no perímtero da Basílica da Estrela; além de ter sido objecto formal de proposta de expropriação por parte da CML, em Junho de 2004; e além de ter um projecto de utilização cultural de grande nível, quer para a zona quer para o edifício; é um cinema que, apesar de ter sido esventrado e vandalizado durante mais de 20 anos, mantém a sua beleza original, o seu pé direito único e todas as características que, potencialmente, fazem dele "a" sala por excelência de toda essa zona, a começar por Campo de Ourique, mas que abrange também a Lapa e não só.

Por outro lado, continuo sem perceber como este movimento pelo Europa começa por defender a sua classificação pelo IPPAR, e depois afirma-se satisfeito por a CML anunciar um silo automóvel para lá, desde que deixe uma área para eventos culturais. Por favor, indiquem-me a lógica de tudo isto, que continuo a não entender.

Caso contrário, fico a pensar que tudo isto não passa de uma guerra política entre Juntas de cores diferentes, o que seria grave.

Paulo Ferrero

2 comentários:

Anónimo disse...

Dei uma vista de olhos nessa fotos,
e realmente o que se ve, é um espaco, nada mais. Nunca entrei nesse cinema, mas as duas fotografias do "Hall" de entrada,
testemunham uma arquitectura interior de outrora, de altíssima qualidade. O resto que se perdeu, é melhor nem saber.

J.A.

Anónimo disse...

É isso mesmo, o actual Europa vale, só, por um baixo-relevo que apresenta na sua fachada. Tudo o mais é pura fantasia.