22/06/2007

Attention Lisbon........



"Partindo de uma realidade que se caracteriza pela desafectação dos usos originais e pela degradação do edificado, a Foster and Partners propõe o seu projecto como um primeiro grande passo no sentido da reconversão e requalificação da zona. Está previsto um conjunto de edifícios baixos (4 a 6 andares), de uso comercial (lojas, cafés) e cultural no piso térreo e habitacional e de serviços nos restantes pisos (85% da área a edificar), incluindo um hotel, complementados por uma esguia torre, de 110 metros e 30 andares nos restantes 300 m2, encerrando no interior do seu corpo de tonalidade clara espaços públicos e de habitação." CML, 2004-12-06

............e sem duvida um excelente projecto de arquitectura.

Mas não irá o mesmo (torre) alterar o sistema de vistas e a silhueta ribeirinha de uma forma irreversível ? Ou a própria maquete de Foster não fala por si própria ? Ou nenhum promotor futuro nos irá relembrar.......... "mas já deixaram construir ali uma......" ?

4 comentários:

Anónimo disse...

Sem dúvida que é um edificio desajustado da cidade, especialmente daquela zona. Não me incomodava na zona de Sete Rios ou Benfica, agora na frente ribeirinha é uma imposição que apenas beneficiará quem a projectou. E será um grave precedente certamente aproveitado para outros idênticos.

Anónimo disse...

lá vêm estes gajos "um excelente projecto de arquitectura" - importam-se de explicar porquê? ou julgam que é como olhar para uma camisa no catálogo da La Redoute e dizer é gira, não é?

Anónimo disse...

Fechar comentários


Anónimo disse...
o Sr.Ferrero, em vez de bradar que a torre do Foster não é uma torre, o que é mentira, seria bem mais honesto se dissesse porque razão gosta da coisa - mas muito mais difícil, ele gosta porque sim, por causa da "imagem"...pobres tontos que querem acabar com o que resta desta pobre cidade. Tudo para abrir o caminho á Roseta!

10:25 AM


Anónimo disse...
onde está a resposta? onde está a justificação, sr. Ferrero? tenha a coragem de dizer porque é que aquilo não é uma torre, e porque gosta daquela coisa, um mostrengo high-tech exibicionista, uma "coisa" que não é arquitectura mas design industrial ao serviço da especulação e das forças de destruição da cidade. O problema é que você não sabe, mas gosta de fingir.

12:29 PM


Anónimo disse...
PARABÉNS Paulo Ferrero.
Ainda bem que alguém põe os pontos nos ii.
E não vale a pena andar para aqui com tricas partidárias a dizer que o Paulo está a abrir caminho à Roseta (1.º comentário).
Quem o conhece sabe que esta luta já vem muito de trás, o Paulo não precisa de provar nada a ninguém.
De facto, Lisboa prepara-se para ser AFOGADA pelo betão de imensos projectos, qual deles o mais megalómano.
Já agora, em vez de falar da torre, porque é que o candidato Costa (ou o candidato Carmona, ou o candidato Negrão, já agora...) não diz preto no branco que sabe quem é o dono de boa parte dos terrenos, e que esse dono é um dos proprietários do semanário SOL?
Transparência precisa-se.

1:07 PM


Anónimo disse...
então e a torre do foster não é um projecto de betão megalómano? é feita de quê? e que tamanho tem? esta gente deixa um gajo perplexo com tanta vontade de atirar poeira para os olhos dos outros...

2:12 PM


Anónimo disse...
O projecto não é só a torre, mas a torre pode ser o problema. Aquela zona precisa de ser reanimada, e este projecto pode ajudar.

3:03 PM


Gonçalo Cornelio da Silva disse...
Com tantos "anónimo"* a botar faladura e a insultar.
Paulo só para lembrar! *significado substantivo masculino
1. aquele que não assina o que escreve;
2. indivíduo desconhecido ou que não quer dar a conhecer-se;

3:25 PM


Comentário eliminado
Esta mensagem foi removida pelo administrador do blogue.

4:08 PM


Carlos Leite de Sousa disse...
Voltando ao assunto de base, embora reconheça a necessidade de dinamizar a zona e ocupar de alguma forma o terreno em causa, julgo que a cidade de Lisboa, nomeadamente a sua zona ribeirinha, não é uma cidade de torres ou edificios altos. Se não me chocam as Twin Towers em Sete Rios, já me choca ver um edificio com mais de 8 ou 9 pisos junto ao Rio Tejo.

4:45 PM


Anónimo disse...
Chamam-lhe o que quiserem .....mas edifício de cerca de 100 metros de altura naquela zona...não muito obrigado. Com um projecto destes vamos dizer adeus à silhueta da Lisboa ribeirinha. E depois do primeiro.....vem o segundo.


JA

4:58 PM


Anónimo disse...
É verdade.

As cabecinhas dos promotores, dos juristas que os apoiam e dos ilustres eleitos funcionam mesmo assim, na lógica do precedente.
Mas não se pode esquecer, repito, que o estudo do Foster está integrado num palno de pormenor mais abrangente para o aterro da Boavista, onde vão ser edificadas outras massas, mais baixas mas igualmente... maciças.

A estrutura fundiária vai ser radicalmente transformada, e com ela o volume da construção. Toda aquela zona se vai alterar radicalmente.

Não é que seja muito bonita nem que tenha muita coisa a preservar, mas atenção ao que lá vão "enfiar".

Uma curiosidade: embora os termos de referência previssem a elaboração do plano pelos serviços da CML, a verdade é que o trabalho foi entregue ao notório arquitecto Miguel Correia, amigo pessoal do Carmona...

5:17 PM


Comentário eliminado
Esta mensagem foi removida pelo administrador do blogue.

5:39 PM


mch disse...
Excelente resumo do assalto urbanista
os meus parabens.
a lista foi reproduzido em
http://www.somosportugueses.com/modules/news/article.php?storyid=80Faca o possivel para enviar a todos os candidatos e para os debates das televisoes pois esta aqui uma verdadeira agenda a que todos os candidatos deveriam responder.
Quanto aos comentarios de anonimos, estes sao uma praga da internet mas no fim do dia, consegue-se separar o trigo do joio

6:57 PM


Anónimo disse...
então, e ao fim e ao cabo ninguém é capaz de explicar porque é que aquilo "não é uma torre"? Expliquem como se fôssemos todos muito estúpidos ( e somos mesmo, para estar a perder tempo com este blog...) PORQUE É QUE UM EDIFÍCIO DE BETÃO COM 100 m DE aLTURA NÃO É UMA TORRE DE BETÃO? Então, Paulo Ferrero?

8:23 AM


Paulo Ferrero disse...
Sim, Júlio, o campanile que servirá de marco ao projecto que Foster fez para a Boavista, poderá ser um precedente grave, e esse é um risco, sem dúvida. mas não creio que o sistema de vistas de/para Stª Catarina seja afectado, mais do que já é com o edifício do IADE ou com o edfício mesmo em frente do miradouro, que serve de muro branco a largas dezenas de metros, por sinal, entre duas largas áreas que eram compostas por armazéns, demolidos na era PSL, ao bom jeito da política do facto consumado.

Por isso, a discussão alargada em torno deste projecto deve ser feita, como é óbvio.

Simplesmente, a CCDR-LVT, cujo Presidente é apoiante de ACosta já deu pareceu favorável. Idem, aspas, para o IPPAR.

Mais, projectos como os inenarráveis projectos do Arq.Taínha, no Cais Sodré (Ag.Seg.Marítima e Observ.Toxicodep.), terminal fluvial do Cais do Sodré (verdadeiro mamarracho!!) e outros em vias de o serem - urbanização da Docapesca; terminal de cruzeiros em Santa Apolónia; novo hotel na Doca do Bom Sucesso (por sinal todos eles saídos do atelier de Manuel Salgado) são exemplos claros do que NÃO DEVE SER FEITO na frente ribeirinha. E aí, ACosta nada diz.

O mesmo sobre projectos do Saldanha (a começar pelo Residence, por exemplo e pela operação quarteirão da Casa Malhoa), as urbanizações junto ao Palácio da Ajuda (outro bom exemplo), ou como é que acontecem coisas como a Fábrica Favorita, enfim, o rol nunca mais acaba.

Voltando às «torres», verdade seja dita, já CR e Gab.Seara tinham anunciado aos quatro ventos: que a discussão em volta deste projecto seria a maior de sempre. Aguardemos pelos senhores seguintes;-)

10:36 AM


Anónimo disse...
mas o que você continua sem esclarecer é o porquê do seu gosto especial pela torrs do Foster...

1:07 PM


Anónimo disse...
não responde, a arrogância é o corolário óbvio da ignorância

6:30 PM

Anónimo disse...

É bom que se regresse ao teor da mensagem original e a duas ideias (geniais) que são transmitidas no texto:
1. Uma Torre não vai mexer com o sistema de vistas? [Parece-me uma daquelas perguntas que ultrapassa a simples redundância.]
2. O promotor é um bicho mau! [Cuidado que eles mordem são uns capitalistas que só pensam em dinheiro. Eu gostava de saber em que é que pensa, por exemplo, o inventor e promotor do Blogspot que nos permite ter estas discussões. Esse gajo só deve pensar em dinheiro - o malandro.]