27/06/2007

Costa: Porto de Lisboa tem que ser posto no seu devido lugar

In Diário Digital (27/6/2007)

«O candidato do PS a presidente da Câmara de Lisboa afirmou hoje que o Porto de Lisboa tem que ser posto «no seu devido lugar», de forma a permitir um melhor acesso dos lisboetas ao rio Tejo.

«Não é possível devolver o rio Tejo à cidade e garantir o acesso dos lisboetas ao rio mantendo o Porto de Lisboa como um contra-poder. O Porto de Lisboa tem que ser posto no seu devido lugar», declarou António Costa no final de uma acção de campanha junto ao Museu de Arte Antiga. (...) «O que é trabalho portuário cabe ao Porto de Lisboa. Fora das áreas estritamente portuárias, a tutela deve competir à Câmara», sustentou o ex-ministro de Estado e da Administração Interna.

António Costa afirmou ainda que, com a discussão pública do plano estratégico do Porto de Lisboa, vai ser possível definir quais as áreas com vocação portuária e de expansão, e quais as áreas onde deve perder a tutela, devolvendo-as à Câmara de Lisboa.

«O Porto de Lisboa não pode substituir-se aos lisboetas no governo da sua cidade», advogou António Costa.
»

Homessa! Duas perguntas:

- E o que é que AC tem feito ao longo destes últimos anos em que a APL, presidida por um socialista, tem andado a obstruir o acesso à frenter ribeirinha, promovendo a construção de mamarrachos como as agências europeias (Cais Sodré), o interface fluvial-comboio (Cais do Sodré), o hotel na Doca do Bom Sucesso (com muito maior volumetria em relação ao edifício da Marinha que lá estava...), o aumento do terminal de contentores (Alcântara), e, muito recentemente, o novo terminal de cruzeiros (Alfama) e o plano de urbanização da Docapesca (por sinal, que fazem aqueles administradores concretamente?)?

- E não é o nº 2 da lista de AC o arquitecto responsável por muitos desses projectos que têm afastado o Rio dos lisboetas, e que têm corporizado a actuação da APL nestes últimos anos?

1 comentário:

JBelard disse...

Assim se espera que AC ponha a APL no sítio!