11/05/2009

Proj. Terreiro do Paço, mais imagens e razões para tal, aqui


Ou seja, no Observatório da Baixa.

13 comentários:

Anónimo disse...

Árido.

Maxwell disse...

Por estranho que paressa não desgosto assim tanto do projecto.

Precisa de espaço verde e. o que é aquilo? vão cortar o trânsito? se o vão fazer ao menos que destapem a paredão do cais das colunas (aquele que une os dois torreões e tem uma escada em cada ponta).

E não vejo as linhas de eléctricos no projecto. devo supor que vão ser removidas? Sad...

Anónimo disse...

árido...desconfortável...deslocado...

é o que me ocorre

Julio Amorim disse...

Basalto....? Bem-vindos ao mundo da pastilha elástica pisada. Depois queixem-se que aquilo ficou feio em poucos meses.

lisboeta disse...

Muito bom, o cais das colunas vai ter uma importância e esplendor como nunca a teve até agora, e sendo uma das imagens da cidade em décadas anteriores, é completamente merecida esta nova autoridade.

Os losangos vão continuar os já existentes na Rua Augusta, a dita cor amarela tem tudo a ver com a cidade de Lisboa, a cor das sua fachadas, a sua luminosidade, e será certamente um elemento dissipador do calor como é próprio das cores claras.

Faltam certamente umas árvores, mesmo que reduzidas em tamanho e numero, as actuais vias de transito – visto que o tráfego vai ser cortado – deviam simplesmente desaparecer, dar um sinal a Lisboa que os carros e as suas vias têm que desaparecer completamente em alguns locais da nossa cidade, terreiro do paço, rossio, praça da figueira e restauradores sem carros já!

Anónimo disse...

Acho especialmente anedótico o novo cais das colunas, que ainda há pouco tempo foi re-inaugurado pelo Costa mais o ministro Jamé, mantendo mais ou menos a configuração que tinha.

Anónimo disse...

Quanto mais projecções do projecto mais forte a crença que este projecto é mau, muito mau.
Qualquer pessoa chegará à conclusão que a ideia de riscar os passeios como se fossem cartas náuticas do séc. XV é uma tremenda infantilidade, é um recurso de parque temático, de centro comercial.
O padrão central, em losangos, foi com certeza inspirado e vertido directamente dos padrões de camisolas aos losangos.
O facto de ser amarelo é o menor dos males, embora ter uma praça onde quase tudo é amarelo, do chão ás paredes dos edifícios, corre-se o risco de ser excessivo e monótono.
As árvores, embora a sua escolha e implantação deva ser tratada com todos os dedos, são necessárias. O importante é que nesta praça não estejam forçados elementos modernos e que se introduza mobiliário urbano e design de lojas e cafés anteriores ao séc. XX. Tenho a certeza que vão haver vozes a gritar "pastiche". Mas terão de concordar que a maioria das praças e ambientes urbanos que tanto gostamos por toda a Europa e atraem pessoas são reconstituições de época e nada têm de mal, antes pelo contrário.

Lesma Morta disse...

Honestamente só me faz lembrar um velho pulover da burberrys

Lesma Morta disse...

Pela imagem aumentada parece que a ideia é colocar a estatua de D. Jose de lado o que é ridiculo. Veja-se a posição da base da estatua e da sombra da mesma. ou vão mesmo po-la de lado ou o arquitecto não sabe desenhar o que me preocupa igualmente.

Anónimo disse...

Claro, um Cais das Colunas hollywoodesco ainda ali ficava melhor. Esse arquitecto devia ir fazer um estágio em Las Vegas.

Anónimo disse...

Este arquitecto é um grande artista...
Aquele toque de rodear a estátua com um losango-seta verde, corrigindo o antiquado autor ... um tal Machado de Castro...
E arredondar o Cais das Colunas, parece um círculo, genial modificação, até o nível do rio colaborou no desenho ...
A passadeira cortando a Praça ao meio... ah ... pudesse o mundo ser todo "contemporâneo" ... sem passado
Até o Arco foi pensado milimetricamente...parece mesmo o de Paris, está muito melhor assim...
Adoro, imensamente Giro...

Anónimo disse...

Li com atenção o texto descritivo e embora não me agrade visualmente o que realmente me assusta é que os losangos vão ser preenchidos por "saibro consolidado". Ou seja areião com o efeito de recordar o antigo terreiro.
Isso é exactamente o que foi aplicado no terreiro do Mosteiro de Alcobaça! E é um desastre.
Sempre que chove surgem pequenas crateras e torna-se impossível caminhar por cima, e com o tempo seco são a origem de uma poeira rasteira que se agarra à roupa. Como o desgaste dos elementos é constante a manutenção também tem de ser permanente.
Se isto for adiante, não vai demorar muito até um presidente de câmara decidir preencher os losangos em calçada.

Anónimo disse...

exacto.

saibro vai-se desfazer todo.

aí é que vai ser um terreiro á séria.

quando se levantar o vento quer normalmente assola a praça, vai ser lindo!

e quando a praça se inundar no inverno, para parecer uma cheia no interior do brasil.

lindo.