20/10/2009

MONUMENTO NESTLÉ



O que têm em comum a Praça do Comércio, a Praça da Figueira, o Largo do Calhariz e a Estação do Cais do Sodré? Não, não é só o serem todos imóveis classificados pelo Estado Português. Todos têm um «Monumento Nestlé». A imagem mostra o quiosque que aterrou junto ao Padrão dos Descobrimentos na zona monumental de Belém (do outro lado existe um quiosque da "Olá", igualmente kitsch e de mau gosto). As marcas de gelados, tal como as de cerveja, estão cada vez mais agressivas nas suas campanhas de marketing e publicidade. Equipamentos muito intrusivos como estes quiosques exigem novas regras da parte do Pelouro do Espaço Público da CML.

17 comentários:

Unknown disse...

QUE NOJO!!!

cada vez que olho para um mamarracho desses fico a pensar se conseguem fazer um ainda pior...

Anónimo disse...

Parece uma brincadeira de mau gosto! Alguém imagina isto ao pé da Torre Eifel? Ou à entrada do British Museum? Que gente atrasada é esta?! Eu gostava de ver a Nestle a propor estes trastes na sua Suiça natal!

Anónimo disse...

a torre eiffel ja esteve de cima a baixo a dizer "CITROEN"
e até parece que a torre eifel nao tem barracas de gelados ao pé..

Anónimo disse...

não é necessário ir até à Suiça; em Madrid não se vê ovnis destes nos bairros históricos. temos o que merecemos. quem é que reclama?

António Muñoz Arq disse...

Nós,lisboetas, tivémos uma esperança de dignificação do espaço público com José Sá Fernandes.
Perdêmo-la de todo !
A venda da Praça das Flores foi o princípio do fim, dessa esperança.
Doravante todo o espaço e todos os monumentos estão á mercê de qualquer TMN ou cervejeira ou ...
O caso da destruição do Jardim de Santos,se fôr por diante, significará o fim total da confiança dos cidadãos na CML.
Restará a mobilização dos cidadãos(por grupos organizados), contra a Câmara, com carácter de URGÊNCIA.

Anónimo disse...

Estou como o Villa, a "moderação" ou censura-prévia neste blogue, enquanto persistir,faz-me emigrar para outro blogue...tal como os chapéus de Vasco Santana: "palerma... há muitos !"

Julio Amorim disse...

Mas não é que aquela esfera armilar foi roubada no Cinema Império ????

A.lourenço disse...

E ainda... o grafitti pintado mesmo ao lado pela EGEAC, no chão, a fazer publicidade a uma marca de cerveja!!!

Anónimo disse...

mais do que novas regras precisamos de melhores designers de quiosques de gelados... so much for the "made in portugal" design...

Susana Neves disse...

Quando saí da escola primária foi um alívio.

Não sabia ainda que iria encontrá-la mais tarde, em todo o lado.

Anónimo disse...

realmente, este design em forma de gelado espetado no chão da cidade é mesmo pueril! uma capital primária, a lamber as botas das grandes marcas.

Anónimo disse...

Se a câmara não actua, se nada vê de mal neste objecto, então é reclamar junto da própria Nestlé! Mas atenção: enviar a queixa para a sede da empresa na Suiça!

Anónimo disse...

Para quem achava que os quiosques dos anos anteriores eram maus estes nem sei como classificar. É mesmo muito, muito mau gosto.

RF disse...

Arquitecto Munõz, fale por si. Nem tudo é perfeito e este pau de gelado é lamentável e piroso mas entretanto temos os miradouros um-a-um recuperados, com quiosques abertos, limpos e os espaços verdes com contratos de manutenção. Isto antes ainda estava pior. E os eleitores disseram-no isso mesmo há 15 dias. Tenha calma, ajude a resolver os problemas, não os complique.

Anónimo disse...

Só espero que este tenha sido o último ano em que Lisboa se sujeita a esta piroseira, grosseira e super abusiva dos gelados!

Anónimo disse...

nao percebo porquê implicam tanto com estes quiosques. eu nunca vi um quiosque melhor, voces já? sinceramente a unica coisa que me aborrece é ve-los incompletos, pois tanto quanto sei é suposto terem uma "parte derretida à volta".

e antes que me ataquem, isto vem de uma pessoa que abomina gelados, que os considera elementos indesejados da alimentação contenporanea.

sou da opniao extremista de que mais do que os quiosques, são os proprios gelados que nao deviam existir, mas uma vez que somos a minoria e temos de conviver com eles, não serão melhores estes quiosques que os tradicionais?

profeta malandro

Anónimo disse...

Ah, Ah, Ah, Ah!

Os tugas já lamberam o gelado derretido! Pudera, é de graça!

O último a rir é a Nestlé!

Lisboa é cada vez mais uma otária.