15/10/2009

Protesto pelo aluguer abusivo da cobertura do Castelo de São Jorge por parte da EGEAC à Superbock









Exmo. Sr. Presidente da CML
Dr. António Costa


Manifestamos o nosso espanto e apresentamos o nosso protesto junto de V.Exa. pela EGEAC, ter alugado a cobertura do antigo Paço da Alcáçova de D. Manuel I, no Castelo de São Jorge, para a criação de um «Superbock Lounge»!

Será que existe algum Monumento Nacional que esteja a salvo dos abusos e maus tratos?

As imagens falam por si!

Na expectativa que esta escandalosa usurpação de um bem público seja corrigida quanto antes, apresentamos os nossos melhores cumprimentos

Paulo Ferrero, Júlio Amorim, Virgílio Marques

16 comentários:

Anónimo disse...

Acho que a Sagres tem direito aos Jerónimos!

Anónimo disse...

abusos e maus tratos só se forem psicológicos pois depois de o espaço ser devolvido julgo que não haverá mazelas nenhumas no monumento...

neste caso eu suporto a CML.

Dark Angel disse...

Se estivesse sujo, mal tratado, cheio de lixo e mijo por todo o lado como muitas ruas de Lisboa com diversão nocturna, eu até vos entendia. Que o equipamento escolhido podia ser outro mais integrado com o local, eu ainda concedo.

Mas não...parece limpo, sem atentados ao património e apenas colocaram o equipamento necessário a se usufruir do espaço, mesmo que seja exageradamente publicitário.

Preferem todos os espaços históricos vazios, sem qualquer uso senão o da sua própria existência?
Acordem para uma realidade em que a arquitectura é para ser vivida, não é um quadro pendurado num museu.
Há que haver o respeito pelo lugar, um uso adequado e um cuidado na sua ocupação e manutenção.
Não vejo desreipeito ou maltrato pelo local, suponho que seja usado como esplanada diurna e não pel anoite fora e pelas fotos tudo parece limpo e cuidado.

Se for aquele equipamento que leve as pessoas a disfrutar e visitar o lugar, que mal fará? Preferiam que meramente existisse para os turistas passarem, tirarem a foto ou comprarem o postalzinho de souvenir e irem embora?

Ou também se incomodam que se vivam os monumentos sentadinho num domingo à tarde, a gozar o sol e a beber uma cervejinha?

Anónimo disse...

Este anjo coitadinho anda mesmo no escuro (e deve ser muito viajado)

Anónimo disse...

Chiça, que estes gajos são lixados. Então se calhar era melhor ficar ao abondono, ou sem qualquer tipo de uso.

Anónimo disse...

E já agora podiam dar o terraço da Igreja de S. Vicente de Fora à Coca-Cola! Em que outro país da UE isto podia acontecer?!

Anónimo disse...

Nada a criticar se fossem apenas colocados bancos (que na verdade sempre lá estiveram alguns, de pedra) para os visitantes gozarem da paz e vistas. Mas isto é uma exploração descarada de um monumento para fins comerciais, neste caso, a promoção de uma marca de cerveja! Para além disso, o design do mobiliário é óbviamente inadequado.

Unknown disse...

E os grafittis da super bock no rua do Carmo e junto ao padrão dos descobrimentos em Belém? Quando é que uma brigada anti-grafitti os limpa?
Acho graça a isso de onde não há animação não há nada, onde há árvores não há nada...Porque é que tem que haver sempre mais qualquer coisa? Não podemos estar num sitio só por estar? tem que haver sempre animação? A cidade tem que ser sempre um terreiro de paço ao domingo com farturas? Temos que levar com a publicidade em todo o lado? Porra que já chega!!!

Anónimo disse...

Já não ponho lá os pés há uma montanha de anos e sou Lisboeta. Da última vez que lá estive estava tudo um bocado sujo e desleixado. Há época, a única coisa boa que encontrei foi a espectacular vista. Não voltei.

Se as pessoas puderem usufruir agora de um espaço acolhedor e limpo, não vejo qual o problema (apesar de achar que tanta marca é um bocado piroso).

Anónimo disse...

ao menos está a ser usado, ao menos nao esta caído no esquecimento como muitos outros sitios de Lx, ao menos está a gerar dinheiro indispensável para a sua manutenção, ao menos atrai pessoas de forma a nao ficar um sitio abandonado, e certamente que quando sair de la a Super Bock ficará melhor que antes.

Unknown disse...

poluição visual...

a nestlé também podia patrocinar e pôr lá uma daqueles novos quiosques tortos em forma de gelado... ou a roulote dos "churros e porras"...

tudo é permitido desde que o chão esteja limpo.. enfim...

eu moro ao pé, já lá passei, e com certeza não voltarei a este sítio que poderia ser tão bem aproveitado ( e de certeza que há quem queira utilizar aquele espaço de uma maneira mais condizente com o local onde se encontra)...

também não percebo como empresas como a Super Bock acham que isto dá boa imagem à marca... já não bastava a propaganda horrorosa na altura das festas da cidade...

FJorge disse...

O espaço em questão não estava ao abandono. Era usado pelos visitantes do Castelo para descansar, namorar e olhar a cidade, o Castelo. Isso não é função suficiente para um Monumento Nacional? É preciso transformar um local silencioso e digno num palco gritante de publicidade a uma marca de cerveja? Onde estão as boas práticas e responsabilidade social? É preciso fazer ruído e lixo num miradouro que se bastava a si próprio?

Anónimo disse...

Eu também costumava ir a este secreto espaço do Castelo, que só os mais curiosos descobriam e desfrutavam (é a recompensa dos mais curiosos!). Agora nem tenho coragem de voltar ao terraço! Como enfrentar este cenário mais próprio de uma praia de 2ª categoria ou de uma vila de província do que de um MN?

Anónimo disse...

acho que a cml e a egeac ultrapassaram os limites...

alguém já encaminhou estas imagens para o igespar?

Anónimo disse...

não há ninguém que pare com estes abusos?????

Anónimo disse...

quero o Camões como Embaixador do Pingo Doce!