26/10/2010

Bairro de casas económicas do Restelo.




Na foto de baixo, como era, nas de cima no que se tornou.Apenas um exemplo.

No bairro das casas económicas do Restelo parece que as obras já são licenciadas segundo o PDM que aí vem.
Com todas estas pemissões claro que o preço das casas sofreu um boom incrível.
Existe já um movimento de cidadãos e um abaixo-assinado em papel para assinar pela defesa do bairro.

4 comentários:

Luis Moreira disse...

Convite para seguirem o trabalho sobre o Terramoto, iniciado em:http://estrolabio.blogspot.com/2010/10/o-terramoto-de-lisboa-1-introducao.html

Unknown disse...

Esta situação não é nada recente. De cada vez que alguma casa muda de mãos lá vêem alterações e acrescentos de maior ou menor impacto.
Parece que há já muitos anos que o novo PDM está em vigor. E se há situações em que as alterações e ampliações se enquadram bem no bairro, outras há (como a da imagem) que chocam pelo aumento brutal da volumetria e especialmente pela extrema dissonância dos corpos novos.
E chega a haver casos em que nem a fachada original escapa!

Xico205 disse...

Eu nunca tive nessas casas do Restelo, mas se forem iguais às da Encarnação, têm áreas minusculas. Era maior a área do quintal que as das casas. É normal que as pessoas queiram ampliar as casas. Alem disso só tinha wc num dos pisos. Tinha que se andar sempre escada acima e escada a abaixo.

Estas casas eram dum tempo em que se faziam áreas minusculas porque os pobres quase não tinham mobilia. Nos dias de hoje não faz sentido. Estive numa casa na Musgueira que foi abaixo no PER em 2000 que tinha melhores áreas que a moradia do Bº da Encarnação a que me refiro.

Anónimo disse...

Boa tarde,
Conseguem-me, por favor, indicar se estas casas económicas efetivamente não obrigam a licenciamento junto da Câmara de Lisboa e em que ponto do PDM consta essa indicação?

Obrigado,
AV