19/10/2010

Risco de derrocada ameaça segurança de transeuntes

In Jornal de Notícias (19/10/2010)
Cristiano Pereira

«Azulejos do Palácio dos Condes de Coculim podem cair a qualquer momento

Parte de uma fachada do antigo Palácio dos Condes de Coculim, próximo do Campo das Cebolas, em Lisboa, corre o sério risco de ruir a qualquer momento. Apesar do perigo iminente de um acidente grave, não há qualquer vedação que proteja os peões.

Fachada em risco de ruir

O antigo Palácio dos Condes de Coculim situa-se na rua do Cais de Santarém e está devoluto há vários anos. A sua imagem é de degradação quase extrema mas há ali um pormenor que assusta quem quer que passe pelo local: em cima do número 56 formou-se uma espécie de bolha de azulejos que ameaça ruir a qualquer momento. No passeio em baixo passam centenas ou milhares de pessoas por dia. E é fácil prever uma tragédia se acaso os azulejos caírem em cima de alguém. Apesar do perigo evidente, não há qualquer aviso ou vedação.

A situação foi denunciada ao JN por Carlos Santos, um cidadão de Coimbra que na passada sexta-feira se deparou com o sucedido enquanto caminhava em direcção a Santa Apolónia. "Por instinto saltei para estrada porque admiti que uma parte da fachada de azulejos me ia cair em cima", confessou. Horas depois, já em Coimbra, não hesitou em escrever uma carta ao presidente da Câmara de Lisboa, António Costa. "Tenho um filho que fez há dias dois anos, e se por hipótese remota e académica a dita fachada lhe cair em cima e o matar ou ferir, irei, como é natural, querer saber o nome do responsável por se manter a rua aberta a peões", aponta o cidadão, indignado não somente com o cenário de uma "Lisboa a cair" mas principalmente com o facto daquela área continuar aberta a peões.

Ontem, no local, o JN confirmou o cenário e ouviu a inquietação de alguns transeuntes que por ali passam diariamente. "Cada vez se vê mais degradação mas isto põe em perigo a vida das pessoas", comentou Américo Santos que ali passa duas vezes por dia. Na sua óptica, a autarquia de Lisboa devia intervir com urgência neste tipo de situações, adoptando como medida prioritária a prevenção do risco de acidentes .

A preocupação é partilhada por Joaquim Nunes, outro cidadão para quem o estado daquela fachada configura uma tragédia iminente. "Basta um grão de areia sair fora do sítio", comentou.

A construção do antigo Palácio dos Condes de Coculim remonta ao século XVII. Em 2008, a CML chumbou um projecto de recuperação do Palácio que visava converter o edifício num hotel de cinco estrelas.

Actualmente, o imóvel está na área de competência da Direcção Municipal de Conservação e Reabilitação Urbana. Até à hora do fecho desta edição, nenhum responsável deste organismo respondeu às perguntas enviadas pelo JN.»

...

O projecto em causa era uma exorbitância e por isso devia ser corrigido, mas foi APROVADO, ao contrário do que é dito na notícia. Nada tenho contra hotéis em antigos palacetes, desde que respeitados enquadramento e equilíbrio urbanístico e, obviamente, os elementos histórico-arquitectónicos respectivos, o que não sucede com esse tal projecto que, basicamente, quadriplica a área edificada, conforme foto aqui.

4 comentários:

Luís Alexandre disse...

Lx Alerta 808203232.
Tenho este nº memorizado no tlm e utilizo sempre que me deparo com qualquer coisa que considero não estar bem.
Já tenho algumas experiências positivas.

Xico205 disse...

O mais engraçado é que esse numero deve ser utilizado sempre pelos mesmos gatos pingados. Quem atende já deve conhecer toda a gente que liga: os maluquinhos das coisas bem feitas. LOL

Mónica disse...

Não são só os azulejos... o pórtico do palácio (em pedra maciça) também está, há meses, com aspecto de poder cair a qualquer momento. Curiosamente, e apesar disso, a câmara marcou (há menos de um ano) um estacionamento para motas precisamente por baixo do pórtico!

Xico205 disse...

A CML sempre a marcar pontos.
Ai que saudades dos 12 anos entre 1989 e 2001.