20/10/2010

VAI A PICCADILLY DESAPARECER ...?!? 'Reportagem' angustiada por António Sérgio Rosa de Carvalho



A Alfaiataria Piccadilly conta com 60 anos de existência ... Depois do desaparecimento sistemático das alfaiatarias da Baixa, esta tem sido um 'monumento' de resistência ... mas ela sempre foi diferente . O saudoso Sr. Mendonça conseguiu criar uma verdadeira e autêntica alfaiataria londrina de "Savile Row"em pleno Chiado. Ela seguia as tradições do melhor 'bespoke' (alfaiataria por medida)londrino, com uma notável equipe de alfaiates e costureiras. Além disso tudo no estabelecimento vinha directamente de Londres ... o Sr. Mendonça encarregava-se disso, através das suas viagens regulares à capital Inglesa.
A filha e herdeira, tem tentado nestes últimos dez anos manter esta notável instituição e herança ... mas com dificuldade crescente ... afinal não é só com os clientes do Clube 'Turf' ou do Clube 'Tauromáquico que se "vai lá" em termos comerciais ... e os "gentlemen" são uma espécie ameaçada, senão em extinção ... além disso os que restam têm pouco poder de compra ...
O Chiado mudou nitidamente ... A Rua Nova do Almada tornou-se zona de "Pepe Jeans"e similares ... no Chiado, a 'Cartier' decidiu que não valia a pena e o 'Hermés' continua lá por teimosia, e talvez pelas ligação de um dos irmãos à Casa Cadaval e os afectos em relação a Portugal que isso implica ...Os interiores da 'David & David' foram salvos "in extremis" pela Câmara, caso que meteu tribunal, e só o aparecimento da 'Sisley' e a nova sensibilidade "Vintage", estabilizou, por agora, a situação.
A 'Picadilly' está numa situação de "saldos" finais, deprimentes, para quem conheceu esta loja e as sua glórias ... o prédio vai para obras, e já sei que vão fazer uma nova entrada que vai atravessar este estabelecimento ... o que vai acontecer a este magnifico interior?
È, nesta sucessão de casos, que nos surpreende o silêncio sistemático da C.M.L.... e do seu responsável máximo na área do Urbanismo Comercial, Arq. Manuel Salgado ...
Deixo-vos algumas imagens de alfaiatarias Londrinas, em plena saúde de funcionamento comercial e prestigio cultural.









ANDERSON AND SHEPPARD


HENRY POOLE
HUNTSMAN
CROMBIE

7 comentários:

Xico205 disse...

A alfaiataria Picadilly é lucrativa? Se não é, então é normal que desapareça.

Anónimo disse...

A "Pepe Jeans e similares" também irá fechar quando deixar de ter lucro significativo.

Tudo tem que ver com a lei do produto. Primeiro a novidade, depois a maturidade, e por fim a queda. É a vida.

Que venha outra para o seu lugar.

Anónimo disse...

LOBO VILLA

Caro Rosa Carvalho: o tuga não é ético nem estético,julga-se pragmático(vide o anterior com a "lei do produto"...) e puxa-lhe o pé para o chinelo !
Piccadilly's com Costa, Salgado e Cª hoje em dia é como dar pérolas a porcos...
Mas bem haja pelo seu post!

Manuel Veiga disse...

Xico205 e besta anónima que comentou a seguir: só estarão contentes quando estiver tudo cheio de centros comerciais, pronto-a-vestir da treta, lojas de chineses/indianos/paquistaneses/etc. e, já agora, de fast food em vez de cafés tradicionais.
Abre uma Prada, mas fecha um Piccadilly; qualquer dia, fecha tudo e depois quero ver estes idiotas a dizer "é a vida" e "é normal que desapareça".
Lindo respeito que há pelo património neste Portugal do século XXI. Mas a culpa é sempre do "Portugal triste" de Salazar. Até parece que este é uma grande alegria...

Xico205 disse...

Manuel Veiga, já que quer manter lojas que dão prejuizo, proponha aos donos delas comprá-las e passe você mesmo a explorá-las. Se os actuais donos não querem continuar e você quer, está à espera de quê?

Portugal triste de Salazar? As finanças do país estavam melhores naquela altura do que agora. Naquele tempo havia competência na governação.

Anónimo disse...

Com tantos apaixonados pela loja, até fico com dúvidas do porquê desta estar à beira de falência.

O mais engraçado é que estes "fans" apenas o são na internet, porque o mais certo é nunca terem metido o chinelo dentro da dita loja.

Xico205 disse...

Ah pois!