21/10/2010

Ministério do Ambiente vai criar grupo de trabalho sobre reabilitação de centros urbanos

Chegado por e-mail:

«O ministério do Ambiente vai criar um grupo de trabalho para avaliar e uniformizar políticas de reabilitação dos centros urbanos, após a aprovação do Orçamento do Estado para 2011, revelou hoje, segunda-feira, a ministra Dulce Pássaro.

Dulce Pássaro afirmou que o próprio primeiro-ministro "já deu o seu aval" à criação deste grupo de trabalho "para avaliar o que está a ser e virá a ser feito em termos de definição de políticas de reabilitação de centros urbanos".

"Será um grupo interministerial, que envolve três ministérios, que ainda não está constituído, mas que o será após a aprovação do orçamento", afirmou Dulce Pássaro, durante a abertura do encontro "Património Natural e Cultural: Construção e Sustentabilidade", que hoje decorre na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

A ministra considerou que "é fundamental para o país que o Orçamento seja aprovado, porque só a partir de um quadro de estabilidade se pode governar e efectivamente aplicar políticas".

"Eu acredito que isso vai acontecer e então aí nos constituiremos o grupo e aí começaremos a trabalhar", acrescentou.

Para Dulce Pássaro, o Orçamento do próximo ano exige "que sejam definidas prioridades", mas não vai condicionar os trabalhos do ministério.

"Vivemos tempos de contenção e se não fazemos mais depressa fazemos mais devagar. E para já, em termos desta temática da reabilitação, eu diria que o ano que vem é mais de estudo e de definição de estratégias do que de grande execução", salientou.


TG»

5 comentários:

Anónimo disse...

O que é preciso é grupos de trabalho.

Resolver os problemas mais que identificados e de soluções mais que conhecidas é que não.

Unknown disse...

o que vai ser feito da "Plano Estratégico Habitação 2008-2013"? O que vai ser feito do Regime Juridico da Reabilitação Urbana? o que andamos a fazer nos últimos anos? a pagar estudos estupidamente caros para deitar fora? o governo sabe o que o pais fez em materia de reabilitação!!!! esta farto de saber!!!! esta na hora de aprovar o que foi feito nos ultimos anos!!!! pois pela primeira vez se fez uma reflexão articulada e global dos problemas habitação, reabilitação, ...enfim!

Julio Amorim disse...

Creio que o anónimo das 11:57 tem um ponto...
Vamos lá fazer umas reuniões e inventar a roda !?

outra susana disse...

Mas alguém quer resolver os problemas mais que identificados e de soluções mais que conhecidas?!
Só se for contra as Leis, em acordos de corredor que fazem destas meras fachadas (os tais "acordos de governabilidade").
Se quisessem resolver os problemas identificados, começavam, por exemplo, por acabar com arrendamentos seculares e depois cooperavam com os proprietários para promover a reabilitação urbana (olha, por exemplo, o famoso Fundo Autonomo de Reconstrução e Reabilitação do Chiado, criado pelo Santana Lopes: o que aconteceu aos milhões que sobraram quando mudou o poleiro? Por acaso até tinha curiosidade em saber)

Luís Alexandre disse...

Fez dia 19/10 um ano que eu entreguei (ao então SE das Cidades e Ordenamento do Território) uma proposta de programa de apoio financeiro para a reabilitação urbana, dirigido exclusivamente a particulares e com base em verbas do QREN.
Espero sinceramente que sirva para alguma coisa.