23/10/2010

RESTAURAR O LARGO DE S.PAULO MAS COM ATENÇÃO RIGOROSA PARA AS EXIGÊNCIAS "DA PEDRINHA E DO AZULEJO" por António Sérgio Rosa de Carvalho


No seguimento da notícia do investimento da Time Out no Mercado da Ribeira ... que foi dada com triunfalismo ... não é demais fazermos uma visita e apercebermo-nos do 'estado' em que se encontra o importantíssimo conjunto urbano do Largo de S.Paulo, na realidade a 'jóia' e o Arquétipo da Reconstrução Pombalina .
Esta é para nós, na nossa escala e na perspectiva da Reconstrução pós-Terramoto, a nossa versão da Piazza do Pantheon (Roma)... se for possível fazer uma comparação, em importância simbólica entre o Rossio e a Piazza Navona ( se alguém ficar escandalizado com esta impossível comparação ponham a 'lente tuga' para perspectivar à nossa escala )
De qualquer maneira se alguma Praça em Roma, com esta importância Histórica estivesse neste estado ... já tinha havido uma revolta ...
Bem sei .... que a possível intervenção no Mercado poderá desenvolver 'sinergias' positivas e contagiantes para a envolvente ... mas só vejo o Vereador do Urbanismo dirigido aos grandes 'gestos' ... às visões Urbanísticas ...aos Planos ... e nada dirigido ao trabalho da Reabilitação Histórica e à sensibilidade meticulosa que isso implica ... Porque será que ele nunca fala na Candidatura a Património Mundial ?







2 comentários:

Julio Amorim disse...

Os casos deprimentes são uma cascada.

Será que se tivéssemos sofrido destruições há 60 anos, como muitas cidades da Europa....o nosso respeito pelo património edificado seria outro?

Porque sinceramente....esta coisa da auto destruição é para doentes mentais!

Xico205 disse...

Então os que destruiram as cidades da Europa à bomba eram doentes mentais. Bom para eles.