28/11/2010

Inaugurado primeiro percurso pedestre homologado em Lisboa

Foi inaugurado esta terça-feira, às 11:30, no Módulo Ambiente (Jardim Vasco da Gama), o primeiro percurso pedestre homologado em Lisboa, «Rota da Biodiversidade».
A cerimónia contou com a presença do Inauguração da Rota da Biodiversidade, na inauguração da rota que liga o Parque Florestal de Monsanto e o rio Tejo, ao longo de 14 km e com 18 pontos de interesse assinalados.
O percurso conta com vários painéis informativos e interpretativos com indicação da fauna e flora existentes nesses locais.

Diario Digital.

Uma boa noticia, sem dúvida.Para quem gosta de andar a pé ou de bicicleta ,para quem gosta de ir para Monsanto e tem medo de se perder tem agora um caminho devidamente assinalado, relativamente fácil e bem delineado.

Tenho duvidas é que este percurso , por si só,  seja um contributo para o aumento da Biodiversidade em Monsanto. Excelentes contributos seriam o abandono definitivo de projectos tão acarinhados pelos espaços verdes, e pela CML em geral, como a transformação do Panorâmico de Monsanto num mega-quartel de bombeiros e protecção civil, excelente contributo seria a inversão na redução das fronteiras do parque como aconteceu recentemente com as obras da REN, sem estudos credíveis,que reduziu o parque em milhares de metros quadrados e abateu centenas de árvores. Contributo sério para a Biodivesidade seria uma regulamentação de um transito completamente inadequado  para o local ,seria acabar de vez com mega-festivais, seria que não se abatessem injustificadamente árvores , seria que se acabasse de vez com o campo de tiro que funciona ilegalmente há mais de três anos.Isto sim seriam bons incentivos para o aumento da Biodiversidade na cidade e em Monsanto.

Esperemos que esta inauguração,bem como alguma reflorestação que vem sendo feita ultimamente, sejam o início de uma mudança e que finalmente Monsanto seja alvo de uma política para a sua valorização, que tanto contribuirá para um aumento da qualidade de vida dos Lisboetas.

Nota: Quanto ao percurso apenas um reparo: Não se compreende que a grande maioria das fotografias constantes dos painéis de informação não sejam do Parque mas sim de outros lugares, bem distantes.

7 comentários:

Anónimo disse...

perder em monsanto? só se for um nabo

Julio Amorim disse...

Uma boa notícia para esta pérola bastante mal aproveitada. E continuo a afirmar que, hoje seria absolutamente impossível alguém ter visão, vontade ou possibilidade, de criar um parque deste tamanho (dentro de uma cidade) em parte alguma.
Talvez seja bom recordar que, durante o Estado Novo também se criaram bens comuns que fazem inveja a qualquer democracia.

Xico205 disse...

Claro que sim. O Estado Novo é um exemplo de Governação.

O melhor de sempre que Portugal teve.

Anónimo disse...

Xico205,
Leia isto e talvez não diga mais disparates desses: http://en.wikipedia.org/wiki/Straw_man

Xico205 disse...

Que disparate é que eu disse?!

Concordei que o Estado Novo foi o melhor Governo que Portugal já teve. Fez-se boas obras publicas nessa época e com pés e cabeça e sem nunca comprometer os cofres publicos.

Se você não concorda é porque é dos que se andam a enxer nos dias de hoje naquilo a que chamam corrupção e luvas e sacos azuis e desvios e mais não sei quê. Tanta palavra que inventam para o verbo ROUBAR.

Anónimo disse...

"Fez-se boas obras publicas"

"andam a enxer"

Quando aprenderes a escrever Português aparece.

Xico205 disse...

CIDADANIA LX
Um blogue do Movimento Fórum Cidadania Lisboa, que se destina a aplaudir, apupar, acusar, propor e dissertar sobre tudo quanto se passe de bom e de mau na nossa capital, tendo como única preocupação uma Lisboa pelos lisboetas e para os lisboetas. Prometemos não gastar um cêntimo do erário público em campanhas, nem dizer mal por dizer. Lisboa tem mais uma voz. Junte-se a nós!

--------------

Em lado nenhum diz que é reservado a professores de português e escritores!
Posso aparecer quando quiser, uma vez que não estou a infringir nenhuma regra.