08/02/2011

Hostels de Lisboa são de novo os melhores do mundo

In Público (8/2/2011)
Por Cláudia Sobral

«Os hostels (albergues) de Lisboa voltaram a brilhar na edição de 2011 dos Hoscar Awards, atribuídos na sexta-feira pelo Hostelworld, o maior site de reservas do mundo para este tipo de alojamento. Os prémios para os três melhores do mundo foram, pelo terceiro ano consecutivo, parar a Lisboa.

Como é que a capital consegue ser a melhor capital em hostels? Uma qualidade acima do comum aliada a preços mais baixos do que os praticados nas outras capitais europeias (a partir de 15 e de 18 euros por uma cama num dormitório por noite) parecem ser a chave para o sucesso.

O Travellers House, na Rua Augusta, continua a deter o título de melhor do mundo, com uma classificação média de 98 por cento - desde 2009 que os clientes do Hostelworld o colocam em primeiro lugar. Nos "mais prestigiados prémios de hostels do mundo" - palavras do Hostelworld - os jurados são os hóspedes que fazem a reserva através do site e depois fazem um comentário e atribuem uma classificação, em percentagem, com base em vários critérios: reputação, segurança, localização, pessoal, divertimento e limpeza.

"Quando um pequeno grupo começou com os hostels [em Lisboa] decidiu fazê-los com qualidade. Agora criou-se uma espécie de ciclo vicioso: para se conseguir sobreviver no mercado os hostels têm de ser muito bons", justifica Tiago Venâncio, co-proprietário do Travellers House, que frisa as dificuldades causadas pelo excesso de oferta deste tipo de alojamento, o preferido dos backpackers (pessoas que viajam de mochila às costas e com pouco dinheiro).

Nos segundo e terceiro lugares ficaram outros dois hostels da capital geridos pelos mesmos donos, ambos com uma classificação de 96 por cento: o Lisbon Lounge Hostel, na Rua de S. Nicolau, ficou em segundo (o sétimo melhor na edição passada), e o Living Lounge Hostel, na Rua do Crucifixo, que manteve o terceiro lugar no ranking dos melhores do mundo. Em 2010 houve mais de um milhão de avaliações para um total de mais de 25.000 hostels espalhados por mais de 150 países.

Mas os louros não são só para Lisboa. O Porto também não voltou de Londres, onde decorreu a cerimónia, de mãos a abanar: o Rivoli Cinema Hostel e o Oporto Poets Hostel conseguiram o quinto e o sétimo lugares, respectivamente, na categoria de melhores hostels pequenos.»

Sem comentários: