15/02/2011

A propósito do Guia de Monsanto VI: Manutenção






foto CAAL
Quando há uns meses atrás se realizou a acção "limpar Portugal"  foram retiradas de Monsanto  toneladas e toneladas de lixo. Isto deveria ter feito corar de vergonha os responsáveis pela manutenção do parque.Mas parece que não.A responsabilidade disto é sobretudo de quem lá deita o lixo mas a manutenção é  insuficiente e feita com pouco pessoal.
No âmbito do protocolo assinado com a REN foram arranjados caminhos, uns precisavam, outros nem por isso. Estes, como o da 1ª foto , entre o espaço Monsanto e a prisão que tanto necessitavam não o foram. Se um dia destes houver um incêndio na zona se verá como será feito o acesso de bombeiros à zona por trás do campo de tiro.Apenas por um lado se pode entrar, se ficar obstruído...
Por troca dos terrenos cedidos para o DeltaTejo a empresa deu casas de banho novinhas.Umas , da Alameda Keil do Amaral, demoraram mas estão a funcionar,, outras, na mesma Alameda nunca abriram.Mais grave são as do parque da pedra,já no local há bastante tempo,nunca abriram e apresentam já um bonito estado de degradação incompreensível.
Foi feita uma limpeza de mata muito duvidosa e nunca foi explicado porque é que certas árvores, como esta da borracha no parque do penedo, foram cortadas.
Na estrada da Bela vista há meses que um chafariz desperdiça água dia e noite , mas isso parece não incomodar ninguém...

Pedindo antecipadamente desculpas pela quantidade de posts e se calhar alguma repetição desnecessária sobre,os que penso serem os principais problemas de Monsanto e não compreendendo como em 3 anos e meio de mandato não se resolveu um único, não poderia deixar de falar em algumas coisas positivas que também têm sido feitas como alguma reflorestação (embora parte dela como contrapartida da REN), a ligação ao parque Eduardo VII, com a construção da ponte pedonal e ciclável , o percurso da bio-diversidade ou  recuperação recente do Skate park na Alameda Keil do Amaral, abandonado há mais de três anos, o que agora obrigou a obras muito mais dispendiosas.Ou de algumas zonas bem mantidas.   O PFM é uma das zonas mais bonitas , importantes ,a todos os níveis ,e  singulares na cidade de Lisboa e era bom que as autoridades, e os próprios Lisboetas, começassem a olhar para ele de uma forma mais séria e empenhada.Regular e periodicamente este enorme parque é alvo de tentativas de tudo lá colocar ou de lhe suprimir terreno. Era bom que isso acabasse de  vez.

Sem comentários: