19/02/2011

Pátio histórico de Lisboa que esteve entregue aos carros abre em Março para a cidade

Um pátio que alberga uma sala de eventos, uma loja, um posto de turismo, restaurantes e esplanadas. Este é o novo figurino do histórico Pátio da Galé, em Lisboa, que durante muitos anos serviu de parque de estacionamento e estação de correios e a partir de 1 de Março será um espaço comercial e cultural aberto ao público.


Situado no Terreiro do Paço, entre o Ministério da Agricultura e a sede do Turismo de Lisboa, o pátio foi concebido na época pombalina e destinou-se a albergar parte do arsenal da Marinha, de onde lhe veio o nome Pátio da Galé. Em meados do século passado foi ocupado pelos CTT e ainda serviu de parque de estacionamento. Durante os últimos 11 meses esteve fechado para obras, mas a partir do próximo mês será entregue ao "uso público", garante o presidente adjunto do Turismo de Lisboa, Mário Machado.

Ontem ainda se davam os últimos retoques, durante a apresentação aos jornalistas do espaço requalificado. O pátio em si ficou a céu aberto e tem uma área de 1800 metros quadrados. Antes estava coberto por chapas metálicas e tinha andaimes e tubagens várias. A partir de agora incluirá, nas zonas interiores, uma sala de eventos com 850 metros quadrados, uma loja, um posto de informação turística, dois restaurantes com esplanadas e uma geladaria. O investimento foi de 4,3 milhões de euros, financiados pelo Turismo de Portugal e pelo Turismo de Lisboa.

"Foi uma intervenção que se submeteu ao existente e que pode ser desmanchada para voltar ao estado inicial", disse ontem o arquitecto Tiago Silva Dias, durante a apresentação. Segundo o projectista, o trabalho realizado foi apenas de restauro, de modo a ser "o menos intrusivo possível" e a manter intactos "os espaços abobadados" e as aberturas que já existiam no edifício, assim como os traços da arquitectura pombalina.

O local abre ao público a 1 de Março e já tem iniciativas previstas até ao Verão, como é o caso de uma exposição sobre o fado, ainda sem data. Antes disso o pátio será palco da próxima edição da ModaLisboa, que se realizará entre 10 e 13 de Março, e do programa gastronómico Peixe em Lisboa. "Vamos tentar que [o pátio] seja o centro dos eventos que se realizam na capital", frisou o director-geral do Turismo de Lisboa, Vítor Costa, antes da visita guiada ao espaço. A inauguração oficial acontece já na próxima sexta-feira e contará com a presença do ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, e do presidente da câmara, António Costa.

in Público

1 comentário:

Helena disse...

Isto parece ser uma boa notícia...
Engraçado não haver mais comentários, a não ser o meu.