25/02/2011

Que nomes gostaria de dar às novas freguesias de Lisboa?

In Público (25/2/2011)
Por Inês Boaventura

«Discussão pública

Concorda com a redução das actuais 53 freguesias de Lisboa para 24 e com o mapa proposto pela autarquia? E que nome acha que devia ter a nova freguesia resultante da fusão de Santos-o-Velho, Lapa e Prazeres? E que competências deveriam ter?

Para permitir que todos os cidadãos opinem sobre esta e outras matérias relacionadas com a reforma administrativa da capital portuguesa, a Câmara de Lisboa criou um site com informações sobre o processo e uma área reservada à participação pública. No endereço www.freguesiasmaisfortes.net é possível, até 22 de Março, deixar comentários sobre o mapa das freguesias, o seu nome e as competências que deverão ter.

"Esta é uma questão que envolve a cidade e é importante que a cidade se envolva nela", diz a vereadora da Modernização Administrativa e Descentralização, justificando a criação deste site. "É fundamental dar informação às pessoas de forma clara, queremos que saibam exactamente o que está em discussão pública", acrescenta Graça Fonseca.

Para garantir que quem não tem acesso à Internet não fique arredado deste processo, a autarquia vai enviar "um pequeno questionário" sobre a reforma administrativa para casa dos lisboetas. "Queremos chegar ao maior número de pessoas", diz a vereadora, adiantando que as cartas deverão começar a ser enviadas na próxima semana.

Através dessas missivas, explica Graça Fonseca, os cidadãos poderão pronunciar-se sobre um conjunto de questões, tal como podem fazer desde anteontem no referido site: o que pensam do mapa com 24 freguesias, que competências devem as juntas ter no futuro (é possível as- sinalar algumas de entre um conjunto de propostas ou indicar outras que não estejam referidas no questionário) e que designação devem adoptar.

Graça Fonseca admite que a questão do nome "é uma área sensível", mas frisa que é também uma daquelas em que "as pessoas desde sempre manifestaram interesse em dar sugestões".

Este site articula-se com um outro - www.reformaadministrativa.am-lisboa.pt - em que, além de participar na discussão pública, é possível aceder aos documentos de trabalho produzidos ao longo deste processo, às propostas camarárias e também aos contributos que os cidadãos aqui decidam deixar.»

4 comentários:

Anónimo disse...

Desde que terminem os nomes começados por Santos...

Anónimo disse...

Não faltam nomes apropriados: Freguesia da Bagunça, Freguesia do Desleixo, Freguesia do Barulho até às Tantas, Freguesia dos Graffiti, Freguesia do Estacionamento em Contravenção, Freguesia dos Engarrafamentos Bidiários, Freguesia dos Prédios Devolutos... não é preciso complicar...

Anónimo disse...

Porquê terminar os nomes começados por Santos? Acho bem típico da cidade.

Xico205 disse...

Anónimo disse...
Porquê terminar os nomes começados por Santos? Acho bem típico da cidade.

11:49 AM

-------------------------------

A Europa caminha para a islamização profunda maneira que há quem queira já começar a apagar os vestigios infieis para que a mudança não seja tão radical.

Não me espanta que daqui a 40 anos a minha mulher tenha que andar de veu e cara tapada, isto para lá caminha, mas como nessa altura ela já é velha e eu ja devo estar farto dela...