04/08/2011

Avenida da Liberdade. Saiba quem anda a pintá-la

In Jornal I (4/7/2011)

«Foi um acordo entre a Dyrup e a Câmara Municipal de Lisboa que trouxe respingos de cor à avenida com a ajuda do Feng Shui

A trajectória do Marquês de Pombal aos Restauradores promete ter outra emoção. Desafiamo-lo a descobrir os respingos de cor espalhados pelo caminho. Mantenha o olhar rasteiro e preste atenção aos bancos de jardim e pilaretes mas não deixe de escapar um olho para cima, para não perder de mira os candeeiros.

"Queremos dar uma vida diferente a uma avenida belíssima, que também é património histórico", explica Nuno Pires director de marketing da Dyrup. Foi a marca de tintas que apresentou o projecto à Câmara Municipal de Lisboa. Chama-se "Happy Liberdade" e o nome não deixa margem para dúvidas: a ideia é revitalizar a zona e torná-la mais agradável às pessoas que a frequentam. "Vamos lá, fazemos as nossas compras e vamos embora. Isso tem de mudar, tem que se tornar num sítio onde as pessoas queiram ficar", continua o Nuno Pires.

E agora pergunta o leitor para que é que o Feng Shui é para aqui chamado. É que as cores não foram escolhidas aleatoriamente, elas têm um significado e devem interagir e comunicar com quem ali passa. "O Fengshui tem por base a observação da Natureza, a ideia é traduzir esse equilíbrio e passá-lo para os ambientes urbanos", adianta o consultor de Feng Shui Alexandre Saldanha da Gama.

Assim, o espaço foi estudado de maneira a que tons que se identifiquem com as zonas, com o que lá existe e com as actividades que aí se desenvolvem. "Estava um pouco céptico" confessa Nuno Pires, "mas percebi que não é nada de transcendente ou místico, é muito matemático".

A Dyrup, que já esteve envolvida noutros projectos de reabilitação, deverá ainda ajudar a reabilitar as fachadas e interiores de outros propriedaes privadas da zona.

A "Happy Liberdade" deve estar totalmente concluída no ínicio de Setembro e, por essa altura, poderá ver bancos de jardim, pilaretes e candeeiros com um brilho diferente. Tem até Julho do próximo ano para tirar a prova dos nove, altura em que tudo deve voltar ao "verde garrafa" original.

Goste ou não a verdade é que pode já brincar ao onde está o Wally na Avenida, mas em busca de cores. »

...

Entre o abandono e isto, venha o diabo e escolha. Pobra Avenida da Liberdade!!

4 comentários:

Anónimo disse...

Para quando contratar um assessor especializado em bruxaria, superstições e outras artes ocultas para ajudar a inventar distracções na CML? Não seria mais útil a empresa de tintas patrocinar o restauro de algumas fachadas de monumentos ou limpar os "grafitados" se também produzir produtos adequados? O que é que o "fengshui" tem a ver com Lisboa?
José H. Ferreira

Anónimo disse...

Penso que se o que se pretende é traduzir uma ligação com a Natureza, seria muito mais vantajoso para todos a plantação das árvores em falta na Avenida da Liberdade, uma acção que se perduraria no tempo, em vez de pinturas efémeras.

Pinto Soares

Rui Cláudio Dias disse...

Nuno Pires director de marketing da Dyrup? Não será Director do Circo Chen? Acredito no Feng Shui, mas não aqui... Por favor... Mais uma palhaçada para gastar o nosso dinheiro. Não basta ter de gramar com o Tony Carreira a trazer o povo sabe-se lá de onde para destruir o que ainda ali existe, como este agora a querer que as pesssoas venham e fiquem e depois serve-se do nome da arte oriental para se desculpar... Poupem-me...

Maria disse...

Eu trabalho na Av da Liberdade, e todos os dias, até hoje, mes perguntava que palhaçada era esta de pintarem de cores medonhas a Av mais bonita de Lisboa. Tenho aqui a resposta e agradeço o esclarecimento! Isto é verdadeiramente horripilante e tenho vergonha, pelos turistas que vêem ver a nossa cidade, com coisas tão típicas como os candeeiros e os bancos verdes escuros! Pffffffff! Pintem lá isso como estava! Ainda não vi 1 turista a tirar fotografias aos bancos! Quem é que acha que bancos cor de laranja com uma bola cinzenta no meio podia ficar bem onde quer que fosse?!?!? E a mistura de roxo com verde escuro?!?!? Vá, deixem-se de brincadeiras e devolvam-nos Lisboa!