11/08/2011

Prémio "Bronx" ... ou como transformar um notável conjunto de edifícios em "algo" ...pronto a demolir ...


Desde o momento em que foi permitida a demolição dos Interiores deste notável conjunto-âncora da Avenida Fontes Pereira de Melo, passando pela sua transformação em plataforma de propaganda de “Reabilitação Urbana” , até chegar a “isto” ... este caso ilustra, que a destruição sistemática do Património Arquitectónico de Lisboa é um processo que vem de longe e abrange TODOS os Vereadores do Urbanismo até agora ... constitui portanto um problema de formação ... na área da ética e da cultura ... e está ligado a um “Status Quo” desenvolvido há muitos anos onde Políticos-Autarcas, Arquitectos , Especuladores Imobiliários e Técnicos desempenham um papel ...
Afirmei na altura perante este caso de "Arte Urbana" e volto a afirmar :

No caso especifico na Fontes Pereira de Melo, e daquele que constituiu um magnifico exemplo de um conjunto dos finais do sec XIX, juntamente com o Palacio Sotto Mayor e o Valmor sede do Metro ... depois do seu esventramento ... a intervenção “grafitti”, só serviu para alimentar e reforçar os argumentos relativizadores do Valor Patrimonial e ajudar à desresponsabilização dos responsáveis por essa decisão, e daqueles que pretendem concluir que “aquilo” ... "já não vale nada”.
Verdadeiro crime de Lesa-Património, esta intervenção “emite” em termos de Pedagogia o pior “sinal”possivel ... desprestigia o pouco que resta, nesta zona, do Património do Sec.XIX e ilustra a confusão de valores e a incompetência, disfarçada de sofisticamento cultural, que impera nas cabeças dos Vereadores da C.M.L. responsáveis por este atentado.

António Sérgio Rosa de Carvalho.
------------------------------------------------------------------------------------

Lista publicada pelo "Guardian"
Grafitto de Lisboa eleito um dos dez melhores exemplares de arte urbana
10.08.2011 - 13:41 Por PÚBLICO

Uma lista divulgada pelo "The Guardian" coloca o graffito feito pelos irmãos brasileiros Os Gémeos, o italiano Blu e o espanhol Sam3, num prédio devoluto na Avenida Fontes Pereira de Melo, em Lisboa, no top 10 dos melhores trabalhos de arte urbana do mundo. Na lista encontra-se ainda um trabalho do artista português Alexandre Farto, conhecido como VHILS, feito em Londres.

A lista elaborada pelo designer e crítico de arte urbana Tristan Manco, autor de vários artigos e livros na área e responsável, entre outras, pela capa do álbum “Think Tank” dos Blur , mostra trabalhos de vários artistas internacionais, espalhados por tudo o mundo.

O graffito lisboeta foi feito um mês depois do derrame petrolífero no Golfo do México, em 2010, e “ilustra como a arte urbana pode confrontar assuntos sociais e políticos de uma maneira poderosa e incensurável”, pode ler-se no site do “Guardian” a respeito deste trabalho.

Os autores deste graffito são muito conhecidos na cena da arte urbana, e têm desenvolvido trabalhos em várias cidades do mundo. Tanto o artista espanhol como o italiano são conhecidos pelos seus trabalhos em grande escala, já os brasileiros caracterizam-se pelas suas alegorias e pela crítica social

Esta lista reúne ainda um dos trabalhos que Alexandre Farto, mais conhecido como VHILS, elaborou em Londres, no túnel da Lake Street, em 2008. O português é conhecido por trabalhos focados na transitoriedade natural da cidade e no quotidiano dos seus habitantes. Este e outro graffito de Alexandre Farto estiveram no Festival Cans, organizado pelo referenciado artista anónimo Banksy, onde captaram a atenção de dezenas de milhares de visitantes, sublinha o "Guardian".

No top pode ainda ver-se outro dos graffiti produzidos pelos Os Gêmeos na Escócia, um exemplar de Banksy em Los Angeles, um trabalho do francês JR que pinta uma das favelas do Rio de Janeiro, ou outros exemplos de arte urbana em cidades como Murcia, Nova Iorque e Filadélfia.

5 comentários:

Ricardo disse...

Grafiti aka Arte Urbana é mais um passo para qualquer dia a Criminalidade seja legal...
Isto é mas é cuspir na nossa história, e de certeza que quando o mandarem abaixo, vão meter uma qualquer aberração da arquitectura moderna em cima...

Anónimo disse...

bem, tenho a certeza que os motins de londres tambem vao ser estar no top 10 dos melhores motins do ano...

ha listas para tudo... mas queremos mesmo ser parte delas?

Anónimo disse...

Chelas candidata ao prémios UK RIOTS para 2011!!!
Quem destruir mais lojas e roubar sem ser apanhado!
Só nos comparamos com o pior, que grandes ignorantes.

Xico205 disse...

o Quê que é Chelas ao lado doutros bairros!

É sempre assim, uns têm o proveito e outros a fama!

Anónimo disse...

Não vejo nenhum mal nesta pintura! Preferem o quê, ver o edifício emparedado e com os tijolos à vista?