17/01/2012

Criminalid​ade no centro histórico

Chegado por e-mail:


«Caros senhores,


Como o vosso blogue alerta para a degradação da cidade e propõe soluções, gostaria de partilhar um artigo publicado no Jornal de Notícias sobre um aumento de assaltos a turistas em Lisboa. É algo que leio com tristeza, pois eu também presenciei um assalto a um casal de turistas alemães junto da Casa dos Bicos que despertou a curiosidade dos clientes e proprietários dos establecimentos da zona, mas que se limitaram a ficar a ver e a comentar que "estas romenas passam a vida aqui a roubar." Visto que Lisboa tem vindo a crescer como destino turístico e sendo isso uma fonte importante de riqueza, esta é uma situação muito preocupante. Sobretudo quando os blogues com relatórios de turistas sobre as suas experiências na cidade têm últimamente quase todos alertado para a degradação e criminalidade.

Envio o link para o artigo do JN e para textos escritos recentemente a relatar esta situação em Lisboa. É certo que furtos a turistas acontecem em qualquer cidade, mas em Lisboa está a tornar-se uma autêntica praga, que juntando-se ao aspecto de abandono do centro histórico cria uma péssima imagem da capital portuguesa. A decadência, a degradação e a criminalidade impune não pode passar a ser uma imagem de marca da cidade. Isto já para não falar das constantes abordagens para a venda de drogas que já é das imagens mais associadas à cidade, julgando pelos blogues de turistas.

Basta também passar pela entrada do posto de polícia para turistas no Palácio Foz para verificar que há sempre alguém (e muitas vezes várias pessoas) a fazer queixa de alguma situação.

Envio-vos na esperança de ajudaram no alerta às autoridades competentes, incluindo a Câmara Municipal.

Obrigado,


Rui Silva


JN - Turistas a Saque em Miradouros de Alfama:
http://www.jn.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Lisboa&Concelho=Lisboa&Option=Interior&content_id=2239422»

6 comentários:

Xico205 disse...

Não vejo nada de novo nesta situação. Há 10 anos era igual e há 20 tambem e há 30 tambem. A unica diferença é que há 20 e 30 anos eram nacionais que roubavam e agora são estrangeiros. Tanto assaltantes como assaltados são estrangeiros por isso eles que se entendam. Ainda há uns tempos um turista nórdico deu conta de estar a ser assaltado no electrico e espancou o ucraniano que estava a roubar e fez muito bem, que o ladrão no estado em que ficou teve que meter baixa uns dias. Tenham mais atitudes destas e resolvem o problema.

BRUXA disse...

A situacao mudou sim, hoje nao existe um carteirista, existem grupo de 5 ou 6 que, "actuam" am conjunto.
Foi precisamente isso, que observei há 3 dias, no eléctrico 28. Um grupinho de 6, a roubarem os turistas. Se, os motoristas, e os moradores das zonas os conhecem (tal como dizia uma sra. viajante), porque nao os conhece a policia?

Xico205 disse...

E quem é que disse que a policia não os conhece? Estão todos referenciados por pequenos furtos.

Anónimo disse...

É verdade que sempre houve carteiristas e assaltos, mas não como agora. E a Câmara Municipal, e especialmente o Turismo de Lisboa devia começar a prestar atenção ao que se diz sobre a cidade. Como este comentário sobre um hotel em que o turista acaba por falar da vergonha a que Lisboa chegou:

The problem was- we hated Lisbon! Found it dirty, covered in graffiti, loads of junkies and homeless- not just in this area, but in the whole city...it was disturbing in a European city. Of course, you can avoid it by taking very cheap taxis everywhere, but I like wandering around cities, and this one I found intimidating. We won´t go back. Pity,

Xico205 disse...

Quanto ao turista que disse isso, aconselho-o a não ir a Madrid, Barcelona, nem Paris nem Nova Iorque nem a nenhuma outra grande cidade do Mundo.

Ele quando voltar a Portugal que visite cidades como Mirandela, Bragança, Viseu, Évora, Viana do Castelo, Abrantes, Portalegre, Beja, Serpa, Moura, Castelo Branco, Covilhã, Seia e vai ver que são cidades seguras, não se vê drogados na rua, nem sem-abrigo nem ruas sujas nem degradação dos edificios e são ainda mais baratas que Lisboa. Ele só escolheu a cidade errada porque nenhuma cidade grande está livre de exclusão social. Aliás a maioria dos que vive na exclusão social em Lisboa é oriundo de outros países e de outras zonas do país e fugiram à vergonha da sua condição financeira e escolheram ir viver para um sitio onde não conhecem ninguem e onde ninguem os reconhece.

Xico205 disse...

Comentario censurado e tal porque aqui os puritanos ficam muito chocados quando levam com a realidade! E que tal mudarem o nome do blog para fantasia-lx, aqui é só gente que vive no mundo da fantasia e se recusa a acreditar no mundo real. mas cada um come do prato que mais gosta, eu prefiro estar sempre a par da realidade.