03/01/2012

Produtora UAU comprou Teatro Tivoli


Por Marisa Soares in Público

Empresa quer reforçar aposta no teatro nacional. Para já, está à procura de patrocinadores para a renovação do edifício

A promotora de espectáculos UAU comprou o Teatro Tivoli, em Lisboa, onde pretende instalar o "principal ponto de apoio" para as suas produções de teatro. Segundo o director-geral da UAU, Paulo Dias, o edifício situado na Avenida da Liberdade vai também manter a vertente de sala de acolhimento para espectáculos de outras produtoras.
Sem revelar o montante envolvido no negócio, que foi fechado em Dezembro, Paulo Dias refere que o objectivo desta aquisição é reforçar a produção de teatro nacional. "Queremos continuar a crescer nesta área", afirma o director-geral da UAU.
O Teatro Tivoli estava desde 2004 na posse da Lx Skene, empresa constituída pelo humorista Herman José, pelo argumentista Nuno Artur Silva (das Produções Fictícias) e pelos empresários José Cruz e José Silva Pedro. "A venda foi um processo muito pacífico, que já estava a ser preparado há algum tempo", diz Nuno Artur Silva. Para este administrador da ex-proprietária, a UAU é a empresa portuguesa que reúne as "melhores condições para fazer do Tivoli o que ele tem de ser".
Para a UAU, a aquisição do teatro representa um "investimento a longo prazo", afirma o director-geral, que se mostra optimista apesar da crise e do aumento do IVA para as actividades culturais. "Agora vamos ter de encontrar parceiros nas áreas do mecenato e do marketing para conseguirmos a renovação de que o teatro precisa", adianta.
Com este negócio, a produtora ganha uma sala própria para a exibição dos seus espectáculos, o que não acontecia até então. Actualmente, a empresa é também responsável pela gestão de espectáculos no Auditório dos Oceanos no Casino Lisboa. Só em 2011, produziu 55 espectáculos, exibidos em 328 sessões, alguns com digressões em mais de 35 cidades. Ao nível internacional, a UAU trouxe a Lisboa dez produções, que se reflectiram em 172 sessões, segundo um comunicado divulgado ontem. No total, a produção cultural da UAU chegou a cerca de 350 mil espectadores, só em 2011.
Projectado pelo arquitecto Raul Lino e inaugurado em 1924, o Teatro Tivoli está classificado como Imóvel de Interesse Público. Ao longo dos anos teve diversos proprietários, portugueses e espanhóis, e chegou a estar encerrado ao público durante alguns anos. Reabriu em 1999, após obras de remodelação e foi adquirido em 2004 pela Lx Skene. "Foi por acaso e por mera oportunidade que ficámos donos daquele espaço" em 2004, conta Nuno Artur Silva, lembrando que os sócios da Lx Skene são da área da produção televisiva. Agora, afirma, "o teatro passou para as mãos de quem tem realmente vocação para a produção de espectáculos".

Sem comentários: