24/01/2012

EMEL analisa benefícios dos carros eléctricos na cidade

In Diário de Notícias, 24-01-2012

O desempenho dos carros elétricos e os ganhos ambientais para a capital estão a ser monitorizados pela Empresa Pública Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa - EMEL através de um estudo que decorre até setembro.

O "Projecto de monitorização de veículos eléctricos em uso urbano" está a decorrer desde dezembro e conta sobretudo com a participação dos utilizadores regulares desse tipo de carro, indicou fonte da EMEL.
A ideia é que os condutores que participem transmitam à EMEL dados como as distâncias percorridas, tempo de carregamento, potência carregada e número de viagens realizadas com um carregamento.
É ainda entregue ao condutor um aparelho que "deve ser utilizado sempre que faz carregamento do veículo, e que permite a recolha de dados úteis", indicou a mesma fonte.
"Todos os dados são reunidos e analisados por uma equipa especializada do Instituto Superior Técnico, que no final do projeto apresentará conclusões", acrescentou.
As conclusões vão ser apresentadas na Semana da Mobilidade, em setembro.

4 comentários:

Xico205 disse...

E eu a pensar que a emel era uma empresa criada especificamente para o estacionamento!

Rodrigo disse...

Não consigo entender a lógica do carro eléctrico. São carros de baixa autonomia, logo não podem ser usados sem longas viagens, logo só servem, ou para as cidades, ou para a viagem pendular diária, mas como a ideia é o o transporte público seja a coluna dorsal da mobilidade nas cidades, qual a utilidade do carro eléctrico numa cidade?

Anónimo disse...

Resta apenas a grande pergunta que parece consecutivamente varrida para debaixo do tapete:
- qual a factura ecológica total (incluindo custos ecológicos de produção, da energia eléctrica vinda de fonte fóssil ou nuclear, dos plásticos, do transporte dos componentes, etc, etc etc) dos carros eléctricos?

Banha da cobra e a nossa competentíssima EMEL estará no barco via IST?

Anónimo disse...

Eu não tenho automóvel eléctrico, mas mesmo que o tivesse não era de certeza absoluta à EMEL que iria comunicar fosse o que fosse.

Se essa EMEL fizesse com competência o que tem a fazer e se deixasse de tretas?