01/02/2012

Assembleia aprovou orçamento municipal deste ano

Bancada do PSD absteve-se
A Assembleia Municipal de Lisboa aprovou ontem por maioria o orçamento da câmara para 2012, no montante de cerca de 912 milhões de euros. A bancada do PSD, maioritária na assembleia, decidiu abster-se na votação e assim viabilizar o documento, apesar de o considerar "uma lista de ilusões". Os restantes partidos da oposição - à excepção do MPT, que se absteve - votaram contra.
Na semana passada, os social-democratas ameaçaram chumbar o orçamento caso não houvesse um reforço financeiro para as 53 freguesias da capital. O executivo liderado pelo socialista António Costa decidiu aumentar em 1,6 milhões de euros as transferências para as juntas de freguesia, retirando 550 mil euros do investimento previsto para a recuperação da Ribeira das Naus e cerca de 1,1 milhões de euros da aquisição de serviços à Valorsul na área da higiene urbana.
O deputado municipal do PSD Rui Pessanha considerou que "foram alcançados os mínimos" para aprovar o orçamento, mas admitiu reservas em relação à execução da receita, nomeadamente através da venda da rede de saneamento em baixa à EPAL e da criação do Fundo de Investimento Imobiliário, duas operações previstas no orçamento anterior e que não foram concretizadas.
O orçamento foi aprovado no mesmo dia em que António Costa convocou uma conferência de imprensa para anunciar que, em três anos, a câmara reduziu o passivo em 265 milhões de euros, fixando-o em 1,7 mil milhões, e que diminuiu a dívida bancária e a fornecedores. M.S.

Sem comentários: