29/04/2013

Abate de árvores - Rua Padre Antº Vieira



Lê-se na página da Quercus Lx no Facebook (https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10151564552489557.1073741865.206398719556&type=1) que:

«Após deslocação ao local e de averiguação de informação da CM Lisboa, algumas considerações: a CM Lisboa identifica as árvores como Koelreuteria paniculata nas fichas de autorização de abate, enquanto que na realidade tratam-se de Juglans nigra, conforme se pode verificar também no SIG na CM Lisboa; na mesma ficha, há uma árvore fotografada 2 vezes, que não bate certo uma com a outra,a menos que tenha entretanto ganho de um dia para outro uma pernada extra; só fotografam 8 árvores, embora mapeassem 9 para intervenção; avisos a mais e contraditórios: os avisos principais dizem que são para abate, pelo menos 2 placas indicam poda/limpeza; não consta que tivesse havido informação aos moradores como o disposto no artigo 5 do despacho 61/P/2012; não consta que a Junta de Freguesia tenha sido informada [a confirmar]; existem avisos de perigo para pessoas e bens, no entanto do art 6 do despacho isso não dispensa dos avisos dos artigos 2 e 5; o SIG da CM Lisboa indica levantamento efectuado às árvores em 01-06-2010, com indicação de não terem doença [ou seja, chegaram ao estado de perigosidade informado em menos de 3 anos; ou algo se passa com os levantamentos camarários]; ...

Qd a CML procede a abates de árvores a esmo, que não sabe sequer identificar e ignora os procedimentos fixados por Despacho do próprio Presidente da CML em matéria de prévia informação á população, o que é que podemos fazer ? EMBARGAR, CLARO.»

...

Assino por baixo. O que se passa com as árvores de Lisboa, ano após ano, mais despacho menos despacho, é uma escandaleira. Tal qual com os candeeiros e restante mobiliário urbano (bancos, bebedouros, etc.), aliás. Força, QUERCUS!

2 comentários:

Rosa disse...

As árvores não são mobiliário urbano.

Anónimo disse...

A única maneira de travar isto, é processar os funcionários da CML que estão a pactuar com isto.