NÃO PERCA:

NÃO PERCA:

09/08/2006

Lisboa: Câmara embarga obra na Infante Santo

In Lusa (9/8/2006)

"A Câmara de Lisboa determinou hoje o embargo total do edifício em construção na Avenida Infante Santo por falta de licença.

Após o pagamento do alvará de construção em falta, manter-se-á um embargo parcial motivado por alterações ao projecto aprovado.

O anúncio destas medidas foi feito hoje pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carmona Rodrigues, em conferência de imprensa.

Segundo o autarca, "os promotores do edifício em causa não têm alvará de construção, já que este só pode ser emitido após o pagamento das taxas, o que ainda não aconteceu".

O autarca acrescentou ter por isso ordenado, terça- feira, o embargo total da obra "por falta de licença eficaz".

A autarquia determinou ainda a instauração de um "processo contra-ordenacional e a notificação da sociedade promotora do empreendimento".

Na sequência de uma fiscalização dos serviços municipais à obra, foi ainda determinado um embargo parcial devido à "realização de operações urbanísticas em desconformidade com o processo aprovado", de que resultou ainda a instauração de um novo processo contra-ordenacional por esta infracção, acrescentou o presidente da câmara.

JH/FPA
."

A notícia que se esperava. A montanha pariu um rato. A taxa será paga e o embargo levantado... Que resta?

PF

As nossas propostas para dia 22 Setembro ...

Em artigo de Diana Ralha (Público), Lisboa sem cortes "radicais" de trânsito no Dia Europeu sem Carros!

PF

Bartolomeu de Gusmão homenageado em Lisboa


(foto: Inventa Brasil)

A notícia seria cómica, não fora ridícula: pior que o balão de ontem não ter subido mais que 10m, é ver os passarocos de hoje continuarem a não saber que a Passarola nunca existiu de facto porque tudo quanto dizia respeito ao projecto do jesuíta Bartolomeu de Gusmão, foi rapidamente fechado a sete chaves no Vaticano, e por aí se mantém desde essa altura. Motivo: os conhecimentos iniciáticos do célebre padre eram considerados heresia. 297 anos depois, o falhanço mantém-se.

PF

Petição será entregue à CML Sexta-Feira, dia 11



Assine a Petição pelo fim do campo de tiro em Monsanto!

PF

Alfama:estaleiro aguarda fim reabilitação urbana

In Diário de Notícias (9/8/2006)
Diana Barros

08/08/2006

Parecer Plano de Pormenor do Palacete Ribeiro da Cunha


Leia o parecer conjunto Fórum Cidadania Lx-Quercus Lisboa-Associação Lisboa Verde, a enviar à CML quando abrir a respectiva consulta pública: aqui

PF

As nossas propostas para dia 22 Setembro:


Conheça as propostas que apresentámos à CML, enquanto plataforma com a ACA-M e a Quercus (sucesptíveis de envolver futuramente a Associação Lisboa Verde, a Associação de Moradores da Baixa Pombalina e a "Massa Crítica"), para o dia 22 de Setembro, Dia Europeu sem Carros aqui.

São propostas que julgamos de grande importância não só como pacote simbólico para aquele dia em particular, como base de trabalho para uma aposta de facto da CML para o futuro a médio-prazo, em prol da mobilidade e de um melhor ambiente, e de mais qualidade de vida em Lisboa.

A CML, e a Srª Vereadora em particular, tem assim um ambicioso documento de trabalho que só não será posto em prática por falta de vontade, de visão, ou, pior, de cioragem de quem de direito.

PF

07/08/2006

Novo hotel para nada mudar na Av.Almirante Reis

In Diário de Notícias (6/8/2006)
Kátia Catulo

Comentários:

1. O título da notícia é sintomático sobre as repercussões de facto na avenida.
2. Sobre o projecto de hotel previsto para o prédio na Praça João do Rio, em edifício de Cassiano Branco, está prevista a demolição do prédio? O aumento das cérceas? Quais são as alterações?
3. Sobre o programa URBCOM há que estar atento, porque no passado Lisboa assistiu aos mais bárbaros atentados ao património a nível de destruição de fachadas, interiores, recheios, etc. Ainda por cima seguir-se-ão a Rua das Portas de Santo Antão, a Praça da Figueira, Campo de Ourique e o Chiado.

PF

Campo de Tiro em Monsanto: Plataforma por Monsanto promove concentração junto à CML



Enquanto decorre na Net a Petição contra o Campo de Tiro em Monsanto, a Plataforma por Monsanto realizará na próxima quarta-feira, dia 9 de Agosto, a partir das 9 horas da manhã, junto à Câmara Municipal de Lisboa, uma concentração para sensibilização dos lisboetas contra a permanência do Campo de Tiro em Monsanto.

Contamos consigo para uma melhor divulgação!

PF

04/08/2006

Casa-Museu Anastácio Gonçalves em perigo!!


(foto: IPPAR)

A usualmente conhecida por "Casa Malhoa", junto à Maternidade Alfredo da Costa, e raríssimo exemplar vivo da Arte Nova que em tempos se fez por Lisboa, corre o risco de se desmoronar, na sequência da abertura das fundações para a anunciada, e já célebre, torre que, quem de direito entende por bem patrocinar, dando cabo, de vez, com toda aquela esquina entre a Av.Fontes Pereira de Melo e a Av.Cinco de Outubro.

Desmoronar, digo bem. Mas, claro, ninguém pensou nisso antes de patrocinar a mega-torre de Boffil, a denominada "Edifício Compave". Qualquer pessoa com meia dúzias de neurónios já se teria apercebido disso, mas o caso é que ninguém liga nenhuma. José Alberto Ribeiro, director da casa-museu está muito preocupado, e nós também. Há mais alguém?

Nada de mais, pensarão as mentes brilhantes que nos governam: depois da Casa de Garrett, tudo é possível... faz-me imensa confusão ver que ainda há pessoas que querem doar à posteridade as suas casas e o seu espólio.

PF

03/08/2006

Degradação e lixo à vista no miradouro nos Anjos

In Jornal de Notícias (3/8/2006)
Ana Fonseca

«(...) A Junta de Freguesia dos Anjos há muito que alertou a Câmara Municipal para a degradação do Miradouro do Monte Agudo, o único espaço verde da freguesia, e para o perigo de incêndio provocado pelo descuido em que se encontra a mata. Contactada pelo JN, fonte do gabinete do vereador dos Espaços Verdes explicou que "está prevista a requalificação dos miradouros tendo em vista a criação de uma rede de circuitos. O do Monte Agudo está incluído". »

Aguardemos, portanto...

PF

02/08/2006

EMEL recebeu este ano duas mil queixas de utentes

In Jornal de Notícias (2/8/2006)
Telma Roque

A minha principal queixa relativamente à EMEL é pelo facto de em 9 anos de existência, terem tido resultados positivos apenas num só ano; tudo o resto é prejuízo.

PF

01/08/2006

Não se esqueça de assinar! (*)


Petição contra o Campo de Tiro em Monsanto

PF

(*) Convite alargado a todos os membros do clube de tiro, claro, incluindo os ilustres, como Manuel Alegre, que me dizem ser um excelente praticante.

Luz Boa

Tudo sobre a "Luzboa – Bienal Internacional da Luz ", no Sétima Colina.

PF

Passagem aérea aguarda requalificação

In Diário de Notícias
Diana Barros

"(...)Contactada pelo DN, fonte da Refer adianta que a empresa encontra-se em diálogo com a Câmara Municipal de Lisboa, estando já a decorrer a definição do projecto de requalificação da passagem aérea, que será da incumbência da entidade privada e enquadrado no plano urbanístico Alcântara XXI, um projecto da autarquia para a reconversão da zona ribeirinha."

Aquela passagem é uma aberração do tempo do Ministro Ferreira do Amaral, que já devia ter sido demolida. Não serve para nada e é um mamarracho sem explicação. Discutir-se a sua requalificação é puro surrealismo.

PF