20/09/2006

Vem aí mais betume! Vêm aí as torres que "faltavam" ao C.C.Colombo!

In Público
(20/9/2006)

"Torres do Colombo concluídas até 2010
Sonae admite processar Câmara de Lisboa pelos atrasos no projecto

A Sonae Sierra inicia em Fevereiro de 2007 a construção das duas torres de escritórios no Centro Comercial Colombo, em Lisboa, prevendo terminar o projecto até 2010, revelou ontem o presidente da empresa. Em declarações aos jornalistas no Porto, Álvaro Portela recordou que o arranque da construção põe um ponto final num litígio de 17 anos com a Câmara de Lisboa, contra a qual a Sonae Sierra pretende, aliás, interpor uma acção judicial pelos prejuízos causados com os sucessivos adiamentos do projecto. "A câmara vai ter que assumir as suas responsabilidades, porque perdemos a oportunidade de mercado", afirmou. O retomar do projecto segue-se a um acórdão do Supremo Tribunal Administrativo, datado do final de Outubro, dando provimento aos argumentos do grupo de Belmiro de Azevedo - a que o PÚBLICO pertence - para avançar com o projecto. A construção das duas torres de escritórios fazia parte do projecto inicial do Colombo, quando Kruz Abecasis ocupava a presidência da Câmara de Lisboa, mas acabou então por ser dada prioridade ao centro comercial com o mesmo nome, e deixada para mais tarde a construção das torres. O projecto viria depois a ser travado por Jorge Sampaio, quando este assumiu a presidência da autarquia lisboeta, e sujeito a uma revisão em 1993, sofrendo depois novas vicissitudes já durante os mandatos de João Soares e Pedro Santana Lopes, que o impediram de arrancar. Sem adiantar qual o investimento envolvido no projecto, Álvaro Portela afirmou apenas que se mantém a intenção inicial de executar todas as estruturas das torres em aço e de destinar todo o espaço a escritórios. "No final dos anos 90 chegámos a estudar a possibilidade de as converter parcial ou totalmente para habitação, mas tal não era tecnicamente possível", disse."

PF

5 comentários:

Anónimo disse...

Até que enfim!
Sou de S. Domingos de Benfica (Nascido criado e vivido) e adoro a minha parte da cidade com edificios altos e caos urbanistico (a beleza esta em todo o lado, so nao a ve quem nao quer) e desde sempre estive atento á construcao do cc colombo e fiquei lixado quando o projecto do colombo nao foi ate ao fim. Eu quero ver as torres a erguerem-se ali, aquele espaco esta muito vazio, muito pouco urbano, sao precisas umas torres ali de betao armado para aquele espaco ficar mais bonito. Sei que ha muitas pessoas que teem opinioes diferentes em relacao ao assunto e o que queriam ver ali era espacos verdes, mas eu se quiser espacos verdes vou para o campo passar umas ferias. Cidade é cidade, e eu como morador de Benfica, nao quero ver grandes espacos verdes na minha zona, fica mal, nao entra na estetica do local. Essas torres ja la deviam estar ha bue! logo desde o principio.

Anónimo disse...

Ou seja, depreendo das suas palavras que a "sua" cidade será aquela onde se possa fazer tudo dentro de um carro 24h por dia, e em que todos os condutores levem um respirador directamente ligado ao tubo de escape, bem como um amplificador dos ouvidos à buzina.

Anónimo disse...

Exacto.

Anónimo disse...

Estão a confundir as coisas. Primeiro não gosto da arquitectura do Colombo, mas o projecto em si tem mais lógica com as torres. Não vai ser usado um terreno novo, elas irão nascer sobre o centro. Quanto aos espços verdes concordo plenamente que deveriam existir mais, e concordo plenamente que Benfica é um caos urbanístico. Mas isso nada tem relacionado com o facto de o Colombo ter torres ou não. O Colombo é uma gigantesca massa horizontal, as torres quer queiram quer não, vão dar escala e sentido ao conjunto (como acontece com o CC Vasco da Gama) Por outro lado existe bastante espaço ao redor. Não são torres que tapam vistas, etc. Quem tiver dúvidas basta ir ver a maquete que lá está exposta no Colombo ha vários anos, e que está no blog: http://lx-projectos.blogspot.com/

Anónimo disse...

Eu conheco o projecto do C.C Colombo desde o inicio, e sinceramente, da arquitectura do edifico em si, tambem nao aprecio muito, é "chapa dux" de um qq centro comercial ao estilo americano (até ja vi fotos de centros comerciais iguais na net).
O que eu queria dizer com o meu comentário inicial é que o espaço (arquitectura urbana) onde o C.C Colombo se encontra está muito vazio. Porque não encher aquilo com as torres? Porquê o conceito de espaços abertos e verdes se tem de aplicar em tudo?
Se formos a observar bem o local, com o magnifico estádio (atenção! não sou fã de futebol, muito menos do benfica), com as torres de habitação que foram construidas, com os viadutos da Av. da Lusiada, com as torres do bairro da Quinta da Luz, com a estrada da 2 circular, etc... a minha opinião como morador de benfica, o que faz falta ali são as torres colossais do projecto inicial do C.C Colombo. Aquilo é uma zona urbana caotica, cheia de betão armado e de cores mortas e quando eu digo 'caotica' não tem de ser necessáriamente mau, existe! logo, estou perfeitamente de acordo com a finalização do projecto C.C Colombo porque pura e simplesmente é a única coisa que 'encaixa' naquele espaço. Vcs conseguem idealizar uma cidade sem prédios? sem carros? sem betão armado? se existisse tal coisa, não se chamaria cidade de certeza.