20/09/2006

Pedido de ZEP para Jardim Botânico

Ex.mo Sr. Presidente do IPPAR
Ex.mo Sr.Director Regional do IPPAR

Como é do conhecimento de V.Exas. terminou na semana passada a consulta pública do denominado Plano de Pormenor do Palacete Ribeiro da Cunha, sito no Príncipe Real, a qual mereceu um parecer conjunto Fórum Cidadania Lx-Quercus-Associação Lisboa Verde, que junto temos o prazer de remeter a V.Exas.

Acontece que para além dos problemas graves que o dito plano acarreta para aquele palacete e para os seus jardins, temos forte convicção de que a ir avante esse projecto, o mesmo terá consequências graves para o Jardim Botânico, pois não só representará um precedente em termos de hipotéticos projectos semelhantes para os cerca de 20 logradouros que circundam o Jardim Botânico, como as próprias obras do projecto em causa deverão ter impacte negativo neste último, não só a nível visual, como a nível dos solos e das espécies vegetais.

Paralelamente, decidiu a CML levar por diante um novo plano para a Avenida da Liberdade e envolvente que significará a possibilidade efectiva por parte dos proprietários dos prédios com logradouro na Rua do Salitre em poderem construir parques de estacionamento subterrâneo nos mesmos, o que será mais um gravíssimo atentado ao Jardim Botânico, o qual, objectivamente, passará a ser a curto prazo o logradouro de uma série de prédios.

Pelo exposto solicitamos a V.Exa. a urgente aplicação/estudo de uma Zona Especial de Protecção para o Jardim Botânico, a fim de prevenir hipotéticos atentados a este monumento único em Lisboa, para além dos 50 metros decorrentes da classificação como Monumento Nacional.

Com os melhores cumprimentos

Sancha Trindade, Paulo Ferrero, Júlio Amorim, Luís Pedro Correia e João Gandum

Sem comentários: