In Diário de Notícias (7/12/2006)
Susana Leitão
Nuno Fox (foto)
"Os radares de controlo de velocidade colocados pela Câmara Municipal de Lisboa nas principais rodovias da cidade vão começar a funcionar já no próximo dia 21. Os aparelhos já estão a ser testados, apesar de o controlo ainda não ser perceptível ao condutor. Simultaneamente, vão começar a funcionar os cinco painéis de mensagem variável, instalados nas várias entradas de Lisboa. Os dois tipos de aparelhos estarão ligados permanentemente à Polícia Municipal e à Central de Tráfego da autarquia, que faz a monitorização do trânsito na capital, explicou ao DN Marina Ferreira, vereadora da Mobilidade. (...)
Funcionamento
Para além da vertente preventiva, os radares permitem também o registo fotográfico do automóvel que infringiu a lei. Este registo vai permitir às autoridades aplicar a coima em conformidade com a transgressão. O condutor é avisado da existência do radar alguns metros antes de entrar na área vigiada, através de sinalização própria (ver foto). Depois, junto a cada aparelho estará um painel - a pelo menos 300 metros - que avisa o condutor que segue em excesso de velocidade. O alerta será sempre da velocidade máxima permitida naquela via e nunca da velocidade real do veículo. A infracção só será registada caso o automobilista não diminua a velocidade.
Os 21 radares serão instalados nas rodovias mais problemáticas da cidade (ver infografia), os chamados pontos negros. Um dos locais mais problemáticos é a Avenida General Norton de Matos. Só nesta via, conhecida como Segunda Circular, a PSP registou, de Janeiro a Setembro, 166 acidentes dos quais resultaram 49 feridos. Aqui serão colocados dois radares, na zona de Benfica, no sentido oeste/este. Também a Avenida da Índia, a mais mortal da capital (com quatro vítimas mortais nos primeiros nove meses de 2006), terá dois aparelhos, em ambos os sentidos. O futuro Túnel do Marquês, com abertura prevista para Março de 2007, será contemplado com radares de controlo de velocidade no sentido oeste/este.
Os painéis de mensagem variável, que se destinam a informar os condutores sobre acidentes, congestionamento de trânsito e também sobre o excesso de velocidade, serão instalados nas avenidas Engenheiro Duarte Pacheco (sentido oeste/este) e Cidade do Porto (sentido norte/sul), no Campo Grande (sentido norte/sul) e na Segunda Circular, em Pina Manique (sentido oeste/este). (...) "
Esta é uma boa notícia, mas é apenas um pequeno passo no sentido de uma melhor mobilidade em Lisboa. É, portanto, uma gota de água num oceano de possíveis intervenções da CML na prevenção rodoviária.
PF
07/12/2006
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário