24/03/2008

Propostas novas freguesias

Mais duas câmaras e seis freguesias podem nascer (in DN online)


A tradição municipalista portuguesa está bem enraizada e Sacavém, na periferia de Lisboa, e Vila Meã, localizada no extremo ocidental de Amarante, querem transformar-se em municípios tendo "convencido, já nesta legislatura, os deputados a levarem à Assembleia da República estas suas reivindicações.
Mesmo quando a reorganização administrativa de Portugal continua a estar na ordem do dia, o certo é que a reforma administrativa e territorial realizada em 1836, por Passos Manuel, deixou sequelas profundas com várias populações que continuam sem se conformar com o facto de terem deixado de ser concelho, e que década atrás de década continuam a reivindicar a sua autonomia.

As intensas transformações decorrentes dos movimentos demográficos e urbanos nas áreas metropolitanas, levaram ao aparecimento de novas cidades e núcleos urbanos que baralharam a lógica administrativa existente.

A par com aqueles dois concelhos está neste momento pendente no Parlamento a criação de mais seis freguesias, nomeadamente Oriente, em Lisboa.


8 comentários:

Filipe Melo Sousa disse...

Mais freguesias, mais administrativos, mais tachos. Essa gente consome recursos. Urge contrair um empréstimo para a CML. Os lisboetas estão ansiosos para poderem começar a pagar juros sobre o dinheiro mal gasto.

Miguel Drummond de Castro disse...

A foto tem um boneco de ferro em escala arte pública que é uma cópia dos desenhos de Miró. Escultura escolar, toda em ângulos. Deve ser para pendurar os pensamentos autarquitas que andem a esvoaçar. É o genius loci deste lugar. Está adaptado. Enferruja bem.A sua cabecinha estrela irradia self-help e paz de um eterno fim de semana.

A seguir há uma casita semicubo que deve ser a pedra de Meca desidratada, desinsuflada e caiada.

É o nosso exemplo ao mundo de espaço "moderno e desenvolvido" - podia ser num qualquer ponto de qualquer subúrbio das duas alemanhas, a neo e a outra. É aqui. Wunderbar. Frankfut uber Reissen, à beira do rio. Ou Bilbao, la industriosa, ou Brgzbzkky na Polónia. Whatever.

Foi para isto que andámos a fazer fornadas de arquitectos paisagistas. Tudo só com linhas rectas. O arcano Siza respeitado e posto em prática. Muito bem, vou comprar roupa da Zara e passear-me por lá com um ar semiblazé e distraído, evitando choques frontais com carrinhos de bébé e outras terapias ocupacionais domingueiras.

Quanto a mais autarquias, quem sou eu para me opôr? A verdade é que Amamos a disfuncionalidade delas e o eterno adiamento e a sua bulimia insaciável por "espaços verdes" e hotelaria.

Quanto ao mais tudo é um centro comercial, tudo devêm um centro comercial, seja jardim, igreja, largo, monumento, praia, gruta de morcegos ou pepineira de produtos orgânicos made in nature VSOP.

daniel costa-lourenço disse...

A propósito da freguesia do Oriente e da criação de distritos urbanos/reorganização administrativa de Lisboa ver:

http://cidadanialx.blogspot.com/search?q=freguesia+oriente

http://cidadanialx.blogspot.com/search?q=distritos+urbanos

Miguel Drummond de Castro disse...

Daniel,

os links não funcionam. Se puder faça o favor de os recolocar.

Obrigado,

MDC

daniel costa-lourenço disse...

Basta fazer pesquisa neste blog com as palavras "distritos urbanos" e/ou "freguesia Oriente"

Abraço

Miguel Drummond de Castro disse...

Daniel, obrigado, mas não encontro o search engine do blog : ((

Abraço

daniel costa-lourenço disse...

canto superior esquerdo

Miguel Drummond de Castro disse...

Obrigado, Daniel.