13/03/2008

PS quer manter social-democrata na EMEL, mas PSD esteve contra

In Público (13/3/2008)
Ana Henriques


«Reacenderam-se guerras internas entre os sociais-democratas de Lisboa. Votação será repetida


A maioria socialista que governa a Câmara de Lisboa quer manter a social-democrata Marina Ferreira à frente da Empresa Municipal de Estacionamento de Lisboa (EMEL), mas dois dos três vereadores do PSD que ontem estiveram na reunião da autarquia votaram contra a sua nomeação, ajudando assim a chumbar o nome proposto.
O PS não dá, no entanto, o caso por encerrado, prometendo voltar a insistir no nome de Marina Ferreira já na próxima reunião, altura em que deverão ser outros os vereadores do PSD presentes. O episódio ressuscita querelas internas entre os sociais-democratas que governaram a Câmara de Lisboa no anterior mandato. Marina Ferreira era então vereadora do trânsito, tendo como colegas precisamente os dois vereadores que ontem votaram contra a sua permanência como presidente da EMEL: António Prôa, que tinha a pasta dos Espaços Verdes, e Sérgio Lipari, responsável pela Acção Social. Apesar de a votação ter sido secreta, vereadores das restantes forças políticas não esconderam o seu sentido de voto, tendo ficado clara a reprovação social-
-democrata, à excepção do líder de bancada, Fernando Negrão, que disse ter votado favoravelmente Marina Ferreira. Acontece que tanto António Prôa como Sérgio Lipari são vereadores substitutos, só tendo estado na reunião de ontem por impedimento de dois colegas seus, pelo que na próxima semana a presidente da EMEL poderá ainda ser reconduzida.
Seja como for, vários outros votos contra Marina Ferreira - oito, no total - se juntaram ontem aos dos dois autarcas do PSD, nomeadamente os do grupo do ex-presidente de câmara Carmona Rodrigues, de quem esta foi vereadora no anterior mandato.
Distrital do PSD desvaloriza
Sete vereadores pronunciaram-se favoravelmente e dois, os de Helena Roseta, abstiveram-se.
Contactado pelo PÚBLICO, António Prôa respondeu: "Não vou dizer nada. Pelo menos para já". Tal como Sérgio Lipari, que não foi possível contactar, António Prôa tinha recebido instruções para aprovar o nome da colega de partido.
Marina Ferreira também se escusou a prestar declarações. Já o presidente da comissão política distrital social-democrata, Carlos Carreiras, tentou desvalorizar o sucedido: "Não se trata de um assunto relevante no âmbito da área metropolitana de Lisboa. E não tenho nenhuma intenção de controlar votos secretos". Sérgio Lipari é vice-presidente de Carlos Carreiras na distrital, enquanto António Prôa é vogal.
Já a nomeação de Pedro Policarpo e Mário Reis Lourenço para vogais do conselho de administração da Empresa Municipal de Estacionamento de Lisboa não levantou problemas, tendo estes nomes sido aprovados.
Marina Ferreira foi responsável pela introdução dos radares de controlo de velocidade em várias artérias de Lisboa, o que não lhe granjeou simpatias. A localização dos aparelhos na cidade está agora a ser repensada por uma comissão de especialistas »

1 comentário:

Anónimo disse...

A marina vendeu-se ao PS para garantir o lugar. É o bloco central!