17/10/2009

Novo cais de Santa Apolónia deverá estar concluído no primeiro trimestre de 2011

In Público (17/11/2009)


«O novo cais de Santa Apolónia deverá estar concluído no primeiro trimestre de 2011 conferindo condições de atracagem a todos os navios actualmente a operar no mercado europeu, afirmou à Lusa a Administração do Porto de Lisboa

A primeira fase das obras de cais do novo terminal de passageiros de Santa Apolónia já está concluída e a segunda fase deverá estar concluída no primeiro trimestre de 2011, explicou a Administração do Porto de Lisboa (APL).

A APL refere ainda que vai lançar um concurso de ideias para a construção do edifício que servirá de terminal, que deverá estar pronto em 2013, prevendo-se que funcione até essa altura uma solução provisória.

A APL reconhece que os actuais terminais estão subdimensionados para lidar com um grande volume de pessoas e bagagens e com as exigências de segurança que se intensificaram desde o 11 de Setembro.

Segundo a APL, o novo terminal será um projecto de raiz que terá em linha de conta as necessidades actuais de mercado, nomeadamente, o acolhimento «com qualidade e eficiência» de grandes volumes de passageiros e respectiva bagagem.

Este tem sido um dos principais pontos críticos apontados pelos operadores de cruzeiros, que esperam que o novo terminal de Santa Apolónia se concretize o mais rapidamente possível.

Esta é também uma das dificuldades apontadas pela APL, nomeadamente, a nível das operações de embarque e desembarque dos navios de grandes dimensões que podem envolver 2 mil pessoas e 3 mil malas.

A APL considera que com o novo terminal de cruzeiros, Lisboa enquanto destino turístico poderá «crescer de forma mais consistente» no segmento de ‘turnaround’ (embarque/desembarque de passageiros).

De acordo com os dados da APL, o porto de Lisboa recebeu, até ao final de Setembro, 211 escalas e 316.183 passageiros.

A APL estima que até ao final do ano o porto de Lisboa receba 300 escalas e 407.500 passageiros, o que significará uma redução de 2,6 por cento no número de escalas e uma estagnação do número de passageiros.

«Para 2010, e face ao número de escalas anunciadas até à data, prevê-se um crescimento quer em termos de escalas quer de passageiros», refere a APL.

Lisboa é actualmente o quinto porto de cruzeiros a nível ibérico e o 60.º porto a nível mundial.

«É nossa convicção que Lisboa actualmente já é um destino atractivo», refere a APL.

Segundo um estudo da Associação de Turismo de Lisboa, em 2008, cada passageiro internacional de cruzeiro gastou em média 43,63 euros na sua escala em Lisboa.

A APL destaca, à semelhança de outros operadores de cruzeiros contactados pela Lusa, que os cruzeiros contribuem para a dinamização dos agentes de viagem de Lisboa com a organização de tours pela cidade e por outros destinos próximos como Alcobaça e Fátima.

«Lisboa como porto de escala é de grande interesse do ponto de vista das companhias de cruzeiros», refere a Costa Cruzeiros.

Segundo esta operadora italiana, para além das excursões para conhecer a cidade e a zona da Grande Lisboa, outro dos destinos procurados pelos passageiros de cruzeiros é Fátima.

Lusa / SOL»


Se é para verem uma Lisboa suja e a cair aos bocados ... logo ali em Alfama, então, força!

Cá estaremos para ver o projecto do novo terminal. Aliás, quero agradecer o facto de, finalmente, haver um concurso para o projecto ...

Só ainda ninguém explicou por que não remodelam as gares da Rocha de Conde d'Óbidos e de Alcântara. Os contentores são, portanto, mais importantes que os turistas?

12 comentários:

Filipe disse...

Se calhar porque interessa aos turistas ficarem mais próximo do centro da cidade.
Digo eu, mas eu só cá ando pelos feijões.

Anónimo disse...

giro giro era meter os cruzeiros em frente ao terreiro do paço, a verdadeira entrada maritima de Lisboa

Anónimo disse...

Pois, ainda não sei, caro Paulo Ferrero se foi eleito na lista que defendia esse monstruoso atentado à paisagem urbana de Lisboa, uma Gare frente à milenar, emblemática e preciosa ALFAMA.

Mas o Fórum continua com as suas denúncias, felizmente, e assim perdou-o em parte ...

Há que parar esse atentado a Lisboa.

Nesse local deveria situar-se um cais e doca para embarcações tradicionais do Tejo, tão cantadas no Fado, pelo menos uma caravela e mais junto ao T. Trigo a fragata D. Fernando.

O Fado não é só IMATERIAL, e a sua classificação pela UNESCO deve estar em harmonia com a proteção dos bairros e locais onde nasceu.

Anónimo disse...

Alguém poderia indicar por favor onde encontrar a justificação da APL para a instalação do terminal de passageiros ser em santa apolónia e o de contentores em alcântara/belém??

Anónimo disse...

Não Sr. Ferrero, o que se passa é que as gares mencionadas construídas no tempo da outra senhora e património nacional destinadas a NAVIOS DE PASSAGEIROS estão obsoletas não são remodeláveis havendo necessidade de construir novas gares para NAVIOS DE CRUZEIROS.

Adicionalmente as gares que referiu estão inseridas no projecto Nova-Alcântara no âmbito de modernização do Porto de Lisboa e do terminal de contentores de Alcântara.

Esta notícia devia deixar orgulhoso qualquer alfacinha que se preze pois o Porto de Lisboa constitui uma parte fundamental da Cidade que este blog apregoa defender!

Anónimo disse...

"Se é para verem uma Lisboa suja e a cair aos bocados ... logo ali em Alfama, então, força!"

Se assim é deviam era protestar contra o facto de Lisboa se encontrar nesse estado e não vir para aqui desdizer de um projecto que visa a modernização do Porto de LISBOA!

Mas claro que os meninos e as meninas do gang anti-contentores não vê mais nada à frente! (frase com duplo sentido - para os mais lentos...)

Julio Amorim disse...

"estão obsoletas não são remodeláveis havendo necessidade de construir novas gares para NAVIOS DE CRUZEIROS..."

Não estou muito dentro do assunto mas diga lá caro anónimo porque não são "remodeláveis" e propícias a ampliação? É que quando as vejo de cima da Ponte, existe de facto uns espaços à volta delas!?

Anónimo disse...

Se a posição maioritária no Fórum é contra a localização da nova Gare em Alfama (dita de Sta Apolónia) e contra as decisões lesa-cultura da APL, venho sugerir que em nome de milhares de lisboetas que amam a sua cidade requeiram à Nova Assembleia da República ou a desafectação desses terrenos para a cidade ou a afectação desse local para um Cais/Doca destinado a embarcações históricas (fragatas do Tejo, caravelas, etc) e a local de partida para passeios turísticos no Tejo em navios tradicionais-
O CAIS DE ALFAMA, um novo pólo (com um investimento reduzido) para a valorização patrimonial e turística da cidade, a capital dos descobrimentos marítimos.
Posso colaborar na redacção desse requerimento, podendo ainda obter-se o apoio de associações ligadas à náutica.

É Urgente Agir

Anónimo disse...

E baseia os seus conhecimentos com o que "vejo de cima da Ponte"?

Julio Amorim disse...

Sim...o espaço está lá!

Mas parece que comecei por escrever: "Não estou muito dentro do assunto..."

Mas aguardo a resposta porque não são remodeláveis...

Ai - a - Tola disse...

Ao anónimo das 6:33,

um pedido de esclarecimento: porque razão é que as gares de passageiros marítimos de Alcântara não são remodeláveis.
O que faz de um edifício não remodelável? Lisboa está pejada de edifícios que ninguém sonharia mexer mas ei-los, "remodelados" ao ponto de só ter sobrado a casca exterior.
No tempo da outra senhora Portugal tinha uma marinha mercante de relevo, o que hoje não acontece, e navios de passageiros a atracar em Lisboa não era coisa rara.

Anónimo disse...

Eu já expliquei, mas fui censurado!