28/10/2009

Urbanismo "à portuguesa"




Na falta de local, o Promotor deve ter achado este o sitio perfeito para mais uma edificação.

O Forte de Santa Apolónia era uma terra de ninguém. Por acaso questiono-me a quem o Promotor terá pago o terreno ?
O Forte de Santa Apolónia é parte integrante da cintura defensiva seiscentista de Lisboa, acredita-se que a sua edificação remonte à época da Guerra da Restauração, entre 1652 e 1668, e que jamais tenha sido concluído.





18 comentários:

Marta disse...

Um cadáver... Ou melhor foi transformado em cadáver.

Marta disse...

Ah que edifício tão bonito. Tão lindo! Admiro-me ter ainda deixado a muralha ali, não a "varreram" por completo? Estranho!

Xico205 disse...

Esse deve ser o melhor predio do Alto de São João. Se criticam este, então os outros jasus.

Anónimo disse...

Caro Xico,

Não querendo interferir na sua forma de viver, julgo-o muito mal informado.

Anónimo disse...

A intervenção prevista para o Baluarte de Santa Apolónia está em discussão pública.
Favor consultar o site da Câmara Municipal de Lisboa.

Pinto Soares

Xico205 disse...

Anónimo disse...
Caro Xico,

Não querendo interferir na sua forma de viver, julgo-o muito mal informado.

4:24 PM




Onde há predios melhores no Alto de São João? Os do Bairro Lopes seriam concerteza caso estivessem em bom estado e livres de alterações abarracadas horriveis.

Anónimo disse...

Caro Xico,

Na Avenida Afonso III existem vários prédios recentes, muito melhores. Basta conhecer o local o que não é o seu caso.

Rakiely disse...

..as muralhas que ainda ali deixaram sao como que 'base' do 'novo' forte construido por cima...penso que de que.

de qualquer das formas, o prédio é horrendo, e enorme! por acaso conheço quem la more...e ja la entrei...é grande de mais. e isolado..e com um acesso uie! deveras interessante...entao aquela entrada para a entrada principal do prédio..é um mimo!

Anónimo disse...

Este "estendal" de bocas que aqui está, não são comentários ...
Onde estará a famosa "moderação" deste blog... ?
Aqui não me apanham mais.

Xico205 disse...

Anónimo disse...
Caro Xico,

Na Avenida Afonso III existem vários prédios recentes, muito melhores. Basta conhecer o local o que não é o seu caso.

9:56 PM




Não me diga que está nessa lista um predio recente, cor de rosa, horrivel que fica assente em pilares por cima duma rua que desemboca na Av. Afonso III! É que é mesmo horrivel! A maioria dos predios da Av. Afonso III são horriveis. Urbanismo à moda do Cacém.

Anónimo disse...

Caro Xico,

O seu comentário fazia uma comparação. Não um juízo de valor.

Xico205 disse...

É que continuo sem ver um prédio no Alto de S. João melhor que o que fica dentro do Forte de Santa Apolónia. Se quer que lhe diga não vejo mal nenhum o predio estar ali, até acho que fica bem.

Xico205 disse...

Vou deixar aqui fotos dos predios do Alto de São João, gostaria que me digam onde está um melhor que o edificio do Forte:

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=994033

Xico205 disse...

É o costume, acabam-se os argumentos perante as evidências, impera o silencio!

Anónimo disse...

Caro Xico205

A minha familia vive na zona desde 1944, quando foi morar para a Rua D (o que provavelmente nada lhe diz). Podia-lhe mostrar fotos de como era a zona nos anos 50. Podia lhe contar como passava os tempos livres a juventude nos anos 80. Podia-lhe mostrar fotos das que foi buscar à Internet ainda sem os respectivos prédios. Mas não é isso que está em causa. O que está em causa é apenas um edificio que construiram dentro de um Forte com 400 anos. Pretende redireccionar a conversa para temas que ambrangem a vivência de cada um e isso não faço pois obviamente "há mundos que você nem imagina existirem". Basta demonstrar que viveria naquele edificio o que para mim seria impensável.

Xico205 disse...

Eu ainda conheci o Alto de S. João dos anos 80, mudou muito pouco face ao que é hoje.

De facto a Rua D não sei onde fica, mas desconfio que seja na vila operária com entrada pela Estrada de Chelas.
Se for aí, então conheço esse bairro que me faz parecer uma aldeia do Alentejo e acho um sitio muito interessante.
Mas o Forte de Sta Apolónia iria sempre ser um sitio morto, e com o prédio lá dentro (tive um colega que morou lá), é uma zona viva. A mim não me choca o prédio estar ali, até acho o prédio bonito, e é original estar dentro dum forte. Feios são a maioria dos restantes prédios do ASJ, principalmente os do principio da subida da Av. Afonso III e das 3 ruas suas perpendiculares: A Rua D. Fuas Roupinho, outra que creio que se chama Rua Cruzado Osberno e a outra que não sei o nome.

Secalhar se eu tivesse conhecido o Forte de St Apolónia antes do prédio era contra ele, mas como sempre vi aquela zona quase como está hoje..

Tendo em conta o estado de degradação da Lisboa dos anos 80 principalmente da zona histórica e oriental que eu me lembro bem, acho que hoje não nos podemos queixar. É caso para dizer, quem a viu e quem a vê!

Eu bem me lembro de Alfama e da Graça com os prédios cheios de buracos na fachada parecia que iam cair, lembro-me das azinhagas de Chelas, Xabregas e Marvila no tempo em que todos os patios eram habitados e havia muitas barracas e as fabricas ainda funcionavam, conheci Lisboa muito degradada, nada a ver com o que é hoje. Em 1990 quase toda a gente dessas zonas ia ás fontes buscar agua em garrafões porque não havia nas casas. A verdade é que as melhorias das condições de vida e a desocupação dessas áreas rurais/industriais se fez à custa da fuga dessa população para a periferia. A que ficou até mais tarde mudou-se para bairros sociais.

Anónimo disse...

Caro Xico205

As ruas do Bairro Lopes no inicio (anos 30/40)não tinham nomes mas letras. A Rua D era a actual Rua Adolfo Coleho.

Xico205 disse...

Ñão sabia.

No entanto as ruas da Vila de S. João tambem têm letras, e por desconhecer que as ruas do Bº Lopes já tiveram outro nome, pela lógica pensei ser a Vila de S. João.

O Bº Lopes é um conjunto interessante, pena a degradação dalguns edificios, o estado porco das ruas, cheias de cocó, ervas daninhas e buracos, e a má reabilitação dalguns edificios.