24/11/2010

Palácio Pombal nunca mais será o mesmo (*)

VAI HOJE A REUNIÃO DE CML





Esta 4ªFeira vai a reunião de CML um projecto de alterações e ampliação para este edifício, sito na Rua do Século, Nº 99, parte integrante (embora este lote seja privado) do conjunto designado por Palácio Pombal, cujo corpo vizinho é propriedade da CML (fenónemo inexplicável noutro local que não este...).

Independentemente de achar que a CML já devia ter comprado a parte que falta ao palácio, i.e., o edifício em apreço, creio que a aprovação deste projecto em particular alterará de forma irreversível a compartimentação interior do mesmo (terá elevador e será para apartamentos), e a imagem a tardoz será completamente diferente, designadamente no que toca às trapeiras e à construção/galeria/passadiço que une os dois corpos do palácio. A partir desta autorização será impossível que algum dia o Palácio Pombal seja de facto um todo.

Mais, sendo o Palácio Pombal no seus dois corpos classificado Imóvel de Interesse Público, como compreender a autorização do IGESPAR, ainda que condicionada (e não é sempre assim?)? Mais, havendo um parecer do NREC (Núcleo Residente da Estrutura Consultiva do PDM) claramente contra e dois "não" do técnico camarário que avaliou o projecto (o último de Fev. 2010); como compreender e aceitar o "Sim" final do director de Urbanismo? Mero poder discricionário?

...

(*) Aprovada por maioria com 7 votos a favor (PS) 6 votos contra (5PPD/PSD e 1CDS/PP) e 1 abstenção (Ind)
O Sr. Vereador João Navega não participou na discussão e votação da proposta.
(In Acta)

1 comentário:

Anónimo disse...

Bravo, Vereador Manuel Salgado! Fica sempre bem na fotograia quando aprova "coisas" contra os pareceres dos serviços. É que, quer queira, quer não, os "serviços" são compostos por técnicos da área da arquitectura, urbanismo, paisagismo e engenharia que zelam pelo interesse público, ao contrário do senhor vereador, que zela pelo egozinho dos seus amigos arquitectos. Quem é o vereador para ir contra o parecer de um serviço? Ah, é verdade, é o eleito pelos lisboetas para defender os interesses da cidade e dos cidadãoes. Quqndo é que teve o acidente que lhe provocou a amnésia?