27/12/2011

Este ano 100 mil portugueses deixaram o País....


De visto na mão, com ou sem emprego já tratado, são cada vez mais os portugueses que saem e vão arriscar a vida no estrangeiro.
A história, que se repete à semelhança dos anos 60 e 70, só é notícia porque nos últimos cinco anos tem vindo a aumentar exponencialmente. Em 2011 emigraram entre 100 mil a 120 mil portugueses, um número avançado por José Cesário, secretário de Estado das Comunidades portuguesas, como cita o Jornal i. 

in DN 2011-12-27

..........................

Um país cada vez mais envelhecido....com muita gente em idade produtiva a ir-se embora.

4 comentários:

Anónimo disse...

Estive fora do país durante muitos anos, regressei há alguns com a conclusão que a imigração é apenas uma grande ilusão e que mais vale lutar no nosso próprio país. Mas até eu, agora na casa dos 30 anos e grande defensor de Portugal, vejo-me com vontade de explorar novos mundos e oportunidades. Tenho atingido algum sucesso e estabilidade aqui, mas tenho que confessar que o clima actual neste país é sufocante e desmoralizante. Se até eu caio nesta tentação de ir embora, imagino o que se passa na cabeça de tantos outros que nunca passaram por isso e vêem esperança na ilusão e delírio de maior sucesso além-fronteiras...

Xico205 disse...

O Julio Amorim tambem contribui para a fuga vá-se lá saber porquê!

Concordo que a imigração é uma ilusão. Agora andam todos contentes a saltitar de país em país, quando precisarem de reforma e não tiverem tempo suficiente de descontos em lado nenhum é que vai ser giro. Vão acabar os dias em Portugal a fazer venda ambulante já com idade de serem reformados.

Anónimo disse...

Xico, a maior parte dos emigrantes junta dinheiro e faz investimentos para assegurar o seu futuro.Nao esta a contar com a reformazita de Portugal...

Xico205 disse...

Alguns até põe a filha na Casa dos Segredos.