14/07/2012

Foram atropeladas 12 crianças em Junho.



Lisboa
Foram atropeladas 12 crianças em Junho
Por Marisa Soares in Público
Número de acidentes é três vezes maior do que em cada um dos meses anteriores. Atropelamentos ocorreram fora das passadeiras
Doze atropelamentos de crianças registados entre 8 e 29 de Junho causaram dez feridos leves e dois feridos graves, um dos quais acabou por morrer poucas horas depois de chegar ao hospital, de acordo... com o Comando Metropolitano da PSP de Lisboa. Os acidentes ocorrem sobretudo à tarde, fora das passadeiras e em locais onde há viaturas estacionadas. O número de casos é três vezes maior face aos cinco meses anteriores.
De Janeiro a Maio, foram atropeladas 22 crianças, das quais 20 tiveram ferimentos ligeiros e duas ficaram gravemente feridas. Este número dá uma média de 4,4 crianças atropeladas por mês, ou seja, quase três vezes menos do que em Junho.
As vítimas têm entre três e 13 anos, sendo que oito têm menos de dez anos, e são sobretudo do sexo masculino. Os atropelamentos ocorreram sempre da parte da tarde, entre o meio-dia e as 22h30. A única vítima mortal tinha cinco anos e foi atropelada na Via Flamiano, na freguesia do Beato, às 15h45.
"Muitos dos atropelamentos ocorrem fora da passagem destinada à travessia dos peões e em locais onde estão viaturas estacionadas, surgindo as crianças de forma inesperada por entre esses veículos", o que deixa os condutores com pouco tempo e espaço para evitarem o atropelamento, diz a porta-voz da PSP, subcomissária Carla Duarte.
O aumento do número de casos está a preocupar a PSP que não registou um aumento tão significativo em anos anteriores. Por isso, a PSP resolveu lançar uma campanha de alerta à população para pedir mais atenção com as crianças que estão actualmente de férias. "Brincar nas férias sim, mas longe das estradas!" é o slogan da campanha. As freguesias em que foram registados mais atropelamentos são Beato e Santa Maria dos Olivais, com dois casos em cada uma. São João de Brito, São Jorge de Arroios, Alcântara, Charneca, Alto do Pina, Marvila, Benfica e Estrada Militar são as outras zonas onde se registaram acidentes deste género.

1 comentário:

Gonçalo disse...

< Por isso, a PSP resolveu lançar uma campanha de alerta à população para pedir mais atenção com as crianças que estão actualmente de férias. "Brincar nas férias sim, mas longe das estradas!" é o slogan da campanha. >


Desta forma alertamos as vitimas, e os agressores podem continuar a fazer o que sempre fizeram...