16/07/2012

Metro chega amanhã ao Aeroporto, a Moscavide e também à Encarnação.


Ora aqui temos uma boa notícia, com o mais alto significado para a Cidade de Lisboa!
António Sérgio Rosa de Carvalho.


Metro chega amanhã ao Aeroporto, a Moscavide e também à Encarnação
Por Marta Spínola Aguiar in Público
As obras tiveram início em Fevereiro de 2007. Ligação vai beneficiar moradores de Moscavide e Encarnação/Olivais
O troço Oriente-Aeroporto entra em funcionamento amanhã. O prolongamento da Linha Vermelha inclu...i agora novas estações: Moscavide, Encarnação e Aeroporto, e prevê-se que o percurso Oriente-Aeroporto demore cerca de cinco minutos.
Estima-se que, mensalmente, mais de 400 mil pessoas passem pela nova estação. A ligação da linha de metro até ao Aeroporto terá um impacto significativo para os passageiros do transporte aéreo e também para as pessoas que trabalham naquela zona, diz a empresa.
Os autocarros e táxis eram os únicos transportes públicos para ir até ao centro de Lisboa. Agora, com a abertura da linha do metro, passa a haver uma alternativa mais económica para quem quer chegar ao centro da capital. Porém, muitos taxistas não se mostram preocupados com a situação. "Quem usa o táxi hoje usa-o sempre", disseram à Lusa. Pedro Pereira, taxista há cinco anos na praça do aeroporto, realça que "o metro é mais limitado em termos de abrangência e o táxi vai para todo o lado".
O troço Oriente-Aeroporto vai reduzir o tempo de viagem até à zona da Portela, sendo possível viajar entre o Saldanha e o Aeroporto em cerca de 16 minutos. Segundo dados da empresa, as três novas estações vão permitir reduzir, por ano, cerca de cinco mil toneladas de emissões de CO2 considerando as deslocações de automóvel que assim se poderão evitar.
Esta ligação, por outro lado, é fundamental para as zonas residenciais de Moscavide e Encarnação-Olivais, sendo esta última uma das mais populosas da capital, com cerca de 7% da população total de Lisboa. A estação de Moscavide vai situar-se junto ao aglomerado de Moscavide, na Rua João Pinto Ribeiro, e a estação de Encarnação ficará na Rua General Silva Freire. Quanto à do Aeroporto, situar-se-á no próprio edifício da aerogare.
As obras começaram em Fevereiro de 2007 e ultrapassaram os 210 milhões de euros. A data anteriormente prevista para a abertura do metro para a Portela era o primeiro semestre de 2012, representando já um atraso quanto ao anúncio feito em Novembro do ano passado, que indicava o último trimestre de 2011 como a data da inauguração. Os atrasos na abertura das estações deveram-se à necessidade de formar pessoal e de serem feitos acabamentos e experiências, adianta ainda a empresa.

4 comentários:

Paulo Ferrero disse...

F-I-N-A-L-M-E-N-T-E! Depois do Metro ter sido inagurado em 1959! Resta a saber como é que será assegurada a ligação entre os terminais 1 e 2. Uma excelente notícia, mais vale tarde que nunca, claro, mas que devia ter sido assegurada no século passado... donde, pulmão verde, "jamé"...

Julio Amorim disse...

Hummm.....mas esta demora não se deve à espera pelo "novo" Aeroporto de Lisboa que já se falava em princípios de 70 ?

Parece que esse tal arrumou mesmo as botas desta vez....

Wooster disse...

Finalmente!
Caros senhores taxistas: já não me precisam de insultar pelo percurso Aeroporto-Av. Madrid

Xico205 disse...

Os moradores da Portela tambem vão ser beneficiados com a estação de Moscavide.

Para quê que é preciso metro para o terminal 2? Fazer um transporte pesado para meia duzia de gatos pingados!!!! Não admira que Portugal esteja no fundo do poço com ideias de esbanjamento deste estilo! Os autocarros nesse troço andam quase vazios e aquele queria metro!