11/07/2012

Socorro a Lisboa está em causa, diz sindicato.


Socorro a Lisboa está em causa, diz sindicato
Por Ana Henriques in Público
Para o vereador encarregue dos Sapadores, as acusações dos sindicalistas sobre falta de meios são "um disparate completo"
A falta de meios no Regimento de Sapadores Bombeiros está a pôr em causa a segurança na cidade, afirma o Sindicato de Trabalhadores do Município de Lisboa. Porém, para o vereador que detém o pelouro dos... bombeiros na autarquia, Manuel Brito, as acusações dos sindicalistas não passam de um "disparate completo".
Em comunicado, o sindicato conta que desde 5 de Julho que estão avariados três veículos urbanos de combate a incêndio, "agravando assim a já débil prestação de socorro à cidade".
O socorro nas zonas de intervenção dos quartéis da Graça, Alvalade e Chelas está claramente em causa, avisa o STML: "São veículos de primeira intervenção em qualquer teatro de operações, não existindo outros para os substituir", explicam os sindicalistas - aos quais Manuel Brito diz não reconhecer competência para se pronunciarem sobre questões operacionais. "Existem seis viaturas novas ao serviço", contrapõe o autarca. Outro problema é o das auto-escadas para permitir o combate a fogos em prédios altos. Segundo os dirigentes sindicais, só dois dos quatro equipamentos deste género estão ao serviço, uma vez mais devido a avarias que tardam em ser reparadas. "Se ocorrerem dois incêndios em simultâneo, o que é vulgar, estará criada uma situação de risco elevado, pois é frequente a necessidade de utilizar duas auto-escadas num só incêndio", faz notar o sindicato. Uma situação que "pode resultar em perdas de vidas humanas e de bens materiais".
Manuel Brito indigna-se: "É a prova de que os sindicalistas nada sabem sobre a matéria. Dois incêndios em simultâneo em Lisboa, vulgar?! Não é nada vulgar!". Quanto à matéria de facto, o vereador responde que existe sempre a possibilidade de os sapadores solicitarem auto-escadas a corporações de outros concelhos. A Câmara de Lisboa comprou recentemente dois destes equipamentos, que no entanto ainda não entraram ao serviço.

Sem comentários: