17/07/2012

Maravilhas do património náutico europeu mostram as velas em Lisboa.



Tall Ships Race
Maravilhas do património náutico europeu mostram as velas em Lisboa
Por Carlos Filipe in Público
Regata de navios de grande porte proporciona treino de mar a milhares de jovens e uma parada náutica de grande efeito visual
A regata já passou por Lisboa na edição de 2006
... Entre quinta-feira e domingo, o Tejo será invadido pelas grandes velas e mastros de 49 navios, muitos deles tidos como emblemas do património náutico europeu, aportando em Santa Apolónia, Lisboa, final da primeira etapa da regata Tall Ships, iniciada em 8 de Julho no porto de St. Malo, no Noroeste de França.
Quase 2000 jovens de 16 nacionalidades, com 220 portugueses entre eles, a maior parte sem experiência náutica, integram as tripulações dos veleiros, a quem é ministrada a formação de mar, objectivo principal da organização, a cargo da Sail Training International, da qual a Aporvela é a associada portuguesa.
O navio-escola Sagres, o Creoula e Santa Maria Manuela são algumas das embarcações portuguesas participantes, que após exposição ao público zarparão no domingo, na direcção de Cádis, no Sul de Espanha. O desfile náutico no Tejo, a partir das 14h, com início sob a ponte 25 de Abril, constituirá o ponto alto da passagem por Lisboa. Depois de Cádis os veleiros rumarão a norte, para a Corunha, terminando a prova em Dublin (Irlanda), a 26 de Agosto. Lisboa já foi visitada pela prova, em 2006, prevendo-se que em 2016 volte a ser porto de passagem.

Sem comentários: